O Município de Gouveia, em parceria com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, promoveu, durante os meses de junho e julho, quatro saídas de campo no âmbito da Biodiversidade.
As saídas de campo tiveram lugar nas Lagoas da Ribeira do Bôco, localizadas na União de Freguesias Rio Torto e Lagarinhos, com o ponto de encontro na Junta de Freguesia de Arcozelo da Serra, em Gouveia.
Nestas iniciativas, de caráter gratuito, os participantes tiveram a possibilidade de observar a fauna noturna (anfíbios, aves, mamíferos e insetos), aves e répteis, borboletas e libélulas e libelinhas.
Foram mais de 120 as espécies observadas, com destaque para 65 aves, 25 borboletas diurnas e 12 libélulas/libelinhas, para além de outros grupos, nomeadamente répteis e anfíbios, borboletas noturnas e outros insetos.
Estas saídas de campo procuraram explorar a Biodiversidade e as diferentes espécies de seres vivos que habitam na nossa região, com a valiosa ajuda e orientação dos formadores e especialistas Ricardo Brandão, José Conde e Hugo Figueiredo.
Estas atividades, realizadas em ambientes naturais, para além de estimular a curiosidade, pretenderam promover o conhecimento e proporcionar uma aprendizagem mais significativa de algumas espécies que integram uma biodiversidade rica que caracteriza o nosso território, sensibilizando a comunidade para a importância da sua preservação.