Viver > Cultura > Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira

Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira

Inaugurada a 11 de setembro de 1995, com a presença do então Presidente da República Dr. Mário Soares e do escritor Vergílio Ferreira, a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira encontra-se instalada no antigo Solar da família Serpa Pimental, bem no centro da cidade de Gouveia.

Sala de Leitura Geral: sala de leitura com serviço de empréstimo, consulta local de obras e periódicos.

Secção Infantojuvenil: espaço de leitura destinado às crianças, onde estas podem optar pelo serviço de empréstimo, consulta local ou pela zona de animação onde têm lugar atividades lúdico-pedagógicas.

Espaço Internet: para consulta de internet destinado a todos os munícipes e visitantes.

Auditório: para conferências, colóquios, cursos de formação, apresentação de livros e outros eventos.

Espólio pessoal do escritor Vergílio Ferreira

Para além destes espaços a Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira tem duas salas onde se encontra o espólio pessoal do escritor.

O espolio do escritor é composto por cerca de oito mil volumes, muitos deles anotados pelo próprio.

Desde 2016 a Biblioteca passou a disponibilizar ao público um catálogo online deste espólio, que guiará os investigadores que queiram ou necessitem de consultar os livros que Vergílio Ferreira leu e anotou, indispensáveis para investigações futuras e para a divulgação da riqueza do fundo que a Biblioteca Municipal de Gouveia possui.

O violino, o sofá ou um retrato de Vergílio Ferreira pintado por Júlio Resende, são alguns dos objetos pessoais do escritor que podem ser comtemplados neste espaço.

Morada

Praça de São Pedro, nº5
6290-547 Gouveia
Ver Mapa

Contactos

238 490 230
bibliotecamunicipal@cm-gouveia.pt

Horário

Segunda a Sexta – 9,30h – 12,30h / 14h – 18h
Sábado – 9h – 13h

Prémio Literário Vergílio Ferreira

O Município de Gouveia instituiu, em 1997, o Prémio Literário Vergílio Ferreira, nas categorias de Romance e Ensaio Literários, alternadamente.

A iniciativa pretende homenagear o escritor Vergílio Ferreira, natural de Melo e patrono da Biblioteca Municipal, bem como incentivar a produção literária, contribuindo desta forma para a defesa e o enriquecimento da Língua Portuguesa.

Desde 2008 que o Prémio Literário passou a ser atribuído bienalmente, destinando-se a galardoar obras literárias inéditas de Expressão Portuguesa, independente da nacionalidade do autor.

O júri é constituído por um representante da Câmara Municipal de Gouveia, um elemento da Associação Portuguesa Críticos Literários e outro da Associação Portuguesa de Escritores.

O Município de Gouveia atribui ao vencedor um prémio no valor de 5 mil euros e edita a obra premiada.

Website do Centenário do Nascimento de Vergílio Ferreira