Projeto Educativo Municipal
O projeto educativo municipal deve ser um documento que expresse a identidade do Município e da comunidade enquanto parceiros na educação. Com este fim, assume-se que este documento deve ser elaborado com a participação de todos os agentes educativos e deve contemplar o modelo geral de organização e a sua adequação aos objetivos pretendidos para a criação de um município educador. Uma vez que o todo é mais do que a soma das partes, o projeto educativo municipal, para além da definição das opções da comunidade educativa, observáveis nas intenções e nas práticas de dinamização do projeto, congrega as perceções e realidades vivenciadas pela comunidade, integrada num território educativo (Pacheco, 1996).
Neste sentido, o Projeto Educativo Municipal de Gouveia emerge da necessidade de assegurar que a educação seja determinante no desenvolvimento do Concelho, sendo a principal fonte de construção de qualidade de vida, de criatividade e de competitividade. A educação é concetualizada, neste documento, não como um conjunto de atos isolados, incidindo sobre indivíduos isolados, mas antes como um ato social em que os “atores” e os “espetadores” se confundem. Como tal, este projeto surge da necessidade de um conjunto de mudanças e reformas constituídas e impostas pelos parceiros educativos. Assim, cada um dos intervenientes deve ser capaz de se orientar estrategicamente fazendo constantes avaliações e ajustamentos aos objetivos e às formas de agir.
Este projeto pode ser encarado como o instrumento que proporciona autonomia às escolas e a todos os agentes educativos, com capacidade de articular e fundir três dimensões chave essenciais: produção de conhecimentos, mudança organizacional e mudança de representações e de práticas. Deverá ser uma referência de transformação na medida em que deve ter como objetivo principal contribuir e ajudar para a formação de cidadãos responsáveis. Deve então ser encarado como uma etapa de planificação estratégica, como forma de planear o futuro desejado, bem como os meios e estratégias para o alcançar, sendo a primeira etapa, a sua definição clara e objetiva.
Entende-se, portanto, o Projeto Educativo Municipal de Gouveia como um processo de apropriação e transformação da realidade educativa concelhia, que resulta da reflexão sobre o que é a educação, o sucesso educativo, a escola, as suas funções, os seus problemas e a sua eventual resolução, sempre com o contributo de todos os intervenientes. É um documento direcionado para a ação, que resulta de um diagnóstico do presente e que se consubstancia numa visão do futuro, sendo uma construção coletiva e uma tarefa exigente, já que implica uma revisão constante e sistemática, impedindo assim a sua cristalização.