Viver > Piscinas Municipais Cobertas

Piscinas Municipais Cobertas

Características

Inauguradas em 2002,  as Piscinas Municipais Cobertas têm capacidade para receber 206 utentes de utilização de ponta e são compostas por dois tanques artificiais destinados à natação, lazer e outras práticas relacionadas, nomeadamente recreativas, formativas e desportivas, bem como uma bancada com capacidade para receber cerca de 320 espectadores.

Os tanques têm características diferentes de acordo com a funcionalidade para a qual foram concebidos, assim, o tanque de competição tem 25m x 12m e a sua profundidade vai de 1,80m até 2,60m na parte mais funda, enquanto que o recreativo tem 12m x 8m e profundidades que variam dos 0,85m aos 1,40m.

Esta estrutura permite receber e organizar provas de natação oficiais, mas, acima de tudo, desenvolver atividades relacionadas com a aprendizagem da natação e com o fitness aquático no caso das hidroginásticas e hidroséniores.

Relativamente ao equipamento, além dos habituais balneários, com acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, existem balneários mistos, equipados para receber pais com crianças mais pequenas do sexo oposto e uma sala de ginástica onde são realizadas semanalmente aulas de ginástica preventiva.

Em termos ambientais, as temperaturas mantidas são as seguintes: 27 º no tanque de competição, 30/ 31 º no tanque recreativo e 32 º temperatura da nave.

As atividades disponíveis aos utilizadores vão desde os banhos livres às aulas de natação e hidrofitness para todas as idades e nível de aprendizagem.

É um equipamento que dá resposta, ainda, às necessidades das diversas associações do concelho que ali vão realizar aulas para os seus utentes ou treinos competitivos como é o caso da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG) que tem o único clube de natação e nadadores federados do concelho.

 

Horário de Funcionamento

Das 09h às 21h, de 2ª a 6ª feira.

Encerrando nos meses de verão, normalmente nos meses de julho e agosto, para limpeza e manutenção do espaço, passando as atividades para as piscinas municipais descobertas nesse período.