Educação e Sensibilização Ambiental
Todos nós, hoje em dia, procuramos um meio ambiente sustentável, uma sociedade sustentável, uma economia sustentável, enfim, um desenvolvimento sustentável. Para o conseguir devem acontecer mudanças de comportamento e estilos de vida, muitas vezes difíceis de conseguir.
A “Educação Ambiental”, surge como uma ferramenta importante no percurso que todos devemos fazer para atingir a sustentabilidade da nossa vivência e de todos os setores da sociedade.
A “Educação Ambiental” não é um tipo especial de educação, mas, um longo e contínuo processo de aprendizagem, de uma filosofia de trabalho, de um estado de espírito em que a família, a escola e a sociedade, devem estar envolvidos. Os objectivos da “Educação Ambiental” complementam-se com os objetivos do sistema de educação escolar, em que ambos contribuem para a formação integral do indivíduo, enquanto cidadão inserido na sociedade e no meio ambiente.
O Programa Eco Escolas
O Programa Eco Escolas é um programa Internacional de educação e sensibilização ambiental que, pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação e sensibilização ambiental.
Implementado nas escolas do concelho de Gouveia, desde o ano lectivo de 2007/2008, o Programa Eco Escolas continua a incentivar a adopção de estilos de vida sustentáveis e amigos do ambiente.
O Programa Eco Escolas segue uma metodologia simplificada, definida em 7 passos:
- realização da auditoria ambiental na escola
- formação do “Conselho Eco escolas”
- elaboração do “Plano de ação anual Eco Escola”
- monitorização/ avaliação
- desenvolvimento do trabalho curricular
- divulgação à comunidade
- elaboração do Eco código
Em termos temáticos são abordadas as temáticas ambientais:
- água,
- resíduos
- energia
- biodiversidade e florestas
- alterações climáticas
- agricultura biológica e familiar
- alimentação
- espaços exteriores
- ruído
- mobilidade
Para obter o reconhecimento de “Eco Escola” a escola inscrita tem de desenvolver o “Plano de ação”, elaborado no início de cada ano lectivo e que estará adaptado à realidade da escola e dos seus intervenientes (alunos, professores/ educadores e restante comunidade escolar).
O “Plano de ação Eco Escolas” conta com a participação das instituições locais que dão o seu contributo e apoio para que o mesmo possa ser eficazmente desenvolvido. Estas instituições locais constituem o núcleo do Conselho Eco Escolas, que reúne frequentemente para avaliar o desenvolvimento do “Plano de Ação” e atuar como órgão de apoio aos Professores Coordenadores do Programa Eco Escolas.
O Conselho Eco Escolas, do concelho de Gouveia, é constituído pelas instituições:
- PSP – Polícia de Segurança Pública
- GNR – Guarda Nacional Republicana
- CERVAS – Centro de Ecologia, recuperação e vigilância de animais selvagens
- ICNF – Instituto de Conservação da Natureza
- Centro de Saúde de Gouveia
- Autarquia
- ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior
- Empresa H. Sarah Trading
- Junta de Freguesia de Gouveia
- Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem
O Município de Gouveia, classificando o Programa Eco Escolas como um instrumento de excelência de educação e sensibilização ambiental apoiou, desde o início, as escolas do concelho de Gouveia que manifestaram interesse em aderir ao mesmo. A Autarquia tem suportado, anualmente, as despesas financeiras de todo o programa disponibilizando os meios solicitados pelas eco escolas para o desenvolvimento dos seus planos de ação:
- ações de sensibilização (temáticas resíduos, água, florestas, agricultura biológica e alterações climáticas);
- disponibilização de materiais de sensibilização ambiental (eco pontos para as salas de aula e ecopontos de exterior, pósteres e cartazes temáticos, brochuras temáticas)
- disponibilização de transportes para realização de visitas de estudo;
O final do ano lectivo marca também o final do programa Eco Escolas, culminando com a entrega do Galardão Bandeira Verde às escolas que deram cumprimento ao Plano de ação definido no inicio do ano.