Universidade Sénior de Gouveia
O concelho de Gouveia conta desde o dia 07 de abril de 2015, com uma Universidade Sénior (USG).
Este é um projeto de três entidades parceiras, o Município, a Escola Apostólica Cristo Rei e o Agrupamento de Escolas, que tem como missão fundamental a promoção do envelhecimento ativo e valorização dos seniores. Para a prossecução dessa missão, a USG orienta-se pelos seguintes objetivos gerais:
a) Criar uma resposta socioeducativa promotora da melhoria da qualidade de vida da população sénior do concelho;
b) Criar um espaço de valorização e partilha de competências adquiridas ao longo da vida;
c) Promover e dinamizar atividades de carácter social, cultural e educacional, de desenvolvimento social e pessoal, de solidariedade, de convívio e lazer, onde a população alvo ocupa diferentes papeis funcionais;
d) Promover a participação e a auto-organização da população sénior;
e) Fomentar a educação para a cidadania;
f) Promover a educação ao longo da vida.
A Universidade Sénior de Gouveia conta com a colaboração de um corpo docente voluntário que orienta as diversas áreas, como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a Educação Física, a Música, as Expressões Plásticas, o Património/História, o Inglês, as Ciências na Vida, a Saúde, a dança, entre outras.
A USG desenvolve ainda outras atividades, como sejam as visitas temáticas, os workshops, os encontros culturais, os intercâmbios, mas também as atividades decorrentes das propostas apresentadas pelos alunos seniores.
A USG está localizada nas instalações da Escola Apostólica Cristo Rei (Seminário de Gouveia), sendo aí que decorrem parte das atividades letivas, sendo que outra parte funciona na Escola Secundária de Gouveia. As atividades são desenvolvidas em regime diurno, preferencialmente durante o período da tarde.
Este é um projeto de e para a comunidade e, neste sentido, todos os seniores do concelho, com idade igual ou superior a 50 anos, podem inscrever-se como alunos.
Assim como, todas as pessoas que tem interesse e aptidões para partilhar conhecimentos o podem fazer, como professor voluntário.