Home > Visitar > > Rota dos Galhardos

Rota dos Galhardos

O percurso pedestre do tipo Pequena Rota (PR) dos Galhardos está implantado na freguesia de Folgosinho, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, e valoriza um conjunto de espaços ambientais, geológicos e culturais de valor excecional, num percurso circular de 11km.

Para além da forte componente ambiental da montanha, os diversos elementos culturais são um forte componente da paisagem, que orientam o utilizador pela história milenar da comunidade que vive este território, e que se diz descendente do guerreiro lusitano Viriato.
Os principais elementos culturais são constituídos por duas calçadas, a romana dos Galhardos e a medieval da Serra de Baixo ou dos Cantarinhos, que ligam a sede de freguesia ao alto. São ligadas pelo estradão no alto, correspondendo a um troço da Grande Rota (GR-22) das Aldeias Históricas, entre a Portela de Folgosinho e a Pedra Furada, ligada a lendas e tradições antigas. Neste troço do alto, destacam-se os modelados graníticos apropriados pela comunidade, através do seu antropomorfismo, representados na Cabeço do Faraó e na Cabeça do Lobisomem, que testemunham não só a força da erosão natural, fruto da exposição ao meio–ambiente destes cabeços no alto da serra, mas também a ligação estreita entre comunidade e paisagem a partir da apropriação cultural destes elementos paisagísticos naturais.

As “casas de abrigo florestal”, construídas na década de 1940 por iniciativa de João de Vasconcelos e da Junta de Freguesia, algumas reabilitadas recentemente, são outra particularidade patrimonial da região. Estas serviam como abrigo a quem circulava na montanha, fosse por causa de tempestades inesperadas ou para descanso, correspondendo, como é o caso, a troços milenares de circulação, que hoje servem como espaços de lazer e de preservação etnográfica da identidade desta comunidade.

 

» Descarregue o folheto relativo ao percurso PDF