Home > Notícias > Entrega do Prémio Abel Manta de Pintura 2021 | 06 de agosto | 18h30 | Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta
4 de Agosto, 2021

A sessão pública de distinção do artista vencedor e a entrega do Prémio Abel Manta de Pintura terá lugar no próximo dia 06 de agosto de 2021, pelas 18h30, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta.

A obra premiada pelo júri, composto pela arquiteta Isabel Manta, neta do pintor Abel Manta, pela artista plástica Mónica Nogueira e pelo fotógrafo Carlos Nabais, em representação do Município de Gouveia, foi conhecida no dia 01 de junho e a mesma foi destacada de um conjunto de 140 obras candidatas.

“Á𝐛𝐬𝐢𝐝𝐞 𝐕𝐈𝐈”, um acrílico sobre madeira do artista plástico Acácio Carvalho foi a obra escolhida para vencer a 9.º edição do Prémio Abel Manta de Pintura 2021, recebendo o prémio monetário de 5 mil euros, tendo sido também decidido pelo júri atribuir um Diploma de Menção Honrosa ao acrílico sobre tela “𝑫𝒊𝒂𝒏𝒂 𝒆𝒎 𝒔𝒖𝒔𝒑𝒆𝒏𝒔ã𝒐”, de Manuel Mendes.

Após a entrega do Prémio será inaugurada a exposição alusiva ao mesmo que, a par das obras referidas, integrará também os seguintes trabalhos:

𝑫𝒖𝒄𝒉𝒂𝒎𝒑, de Letícia Barreto;
𝑩𝒂𝒓𝒂𝒕𝒂𝒔, parte 1 e 2, de Pedro Cunha;
𝑷𝒂𝒔𝒕𝒐𝒓í𝒄𝒊𝒂 𝒆 𝑮𝒂𝒅𝒂𝒏𝒉𝒆𝒊𝒓𝒐𝒔 – 𝑨 ú𝒍𝒕𝒊𝒎𝒂 𝒄𝒆𝒊𝒇𝒂, de Joana David;
𝑪𝒐𝒏𝒇𝒊𝒏𝒂𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐, de Salomé Marivoet;
𝑬𝒏𝒊𝒈𝒎𝒂 𝒆 𝑭𝒐𝒓𝒆𝒔𝒕 𝑰𝑰, de Ana Ferreira;
78000 𝑲𝒎/𝒉, de Hugo Guerreiro;
𝑷𝒓𝒊𝒔ã𝒐 𝒔𝒆𝒎 𝒈𝒓𝒂𝒅𝒆𝒔 𝑰𝑰𝑰, de Cristiano Felismina;
𝑺𝒑𝒂𝒄𝒆 𝑰𝑰 𝒆 𝑬𝒔𝒑𝒂𝒄𝒆 𝑰𝑰𝑰, de Nicoleta Sandulescu;
𝑳𝒊𝒏𝒉𝒂𝒔 𝒏𝒂 á𝒈𝒖𝒂 1 e 2 (díptico), de Bela Branquinho;
𝑪𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂𝒔𝒕𝒆 𝒆 𝑪𝒐𝒏𝒕𝒓𝒂𝒔𝒕𝒆 𝑰, de Juliana Oliveira;
𝑮𝒓𝒂𝒏𝒅𝒆𝒔 𝑰𝒎𝒑𝒓𝒆𝒔𝒔õ𝒆𝒔, de Marta Rosmaninho;
𝑪𝒂𝒅𝒆𝒊𝒓𝒂 𝑰𝒏𝒕𝒆𝒓𝒓𝒐𝒎𝒑𝒊𝒅𝒂 𝒆 𝑨𝒍𝒈𝒖é𝒎 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒃𝒓𝒂𝒄𝒆 𝒐 𝒃𝒖𝒓𝒂𝒄𝒐, de João Gomes Gago;
𝑼𝒏𝒕𝒊𝒕𝒍𝒆𝒅 (díptico) de Vitor Malva;
“𝑷𝒓𝒐𝒄𝒖𝒓𝒂” 𝒐𝒖 “𝑴𝒂𝒕𝒂”, de Matilde Ribeiro.

A exposição estará patente no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta até ao dia 05 de outubro de 2021.