Hoje, dia 28 de julho, celebra-se o Dia Mundial da Conservação da Natureza.
O Dia Internacional da Conservação da Natureza foi criado pela Assembleia Geral da ONU, em 1988, e em Portugal a data foi instituída, pela resolução n.º 73/98, de 29 de junho, para celebrar o aniversário da fundação da Liga para a Proteção da Natureza (a primeira e mais antiga Associação de Defesa do Ambiente da Península Ibérica).
Este dia tem como principal objetivo incentivar e consciencializar as pessoas para a proteção do meio ambiente e para a necessidade urgente da sua conservação.
Assim, é premente que os assuntos relacionados com a conservação da natureza e com a biodiversidade sejam encarados como uma preocupação de todos, estimulando a sociedade a desenvolver esforços conscientes para a proteção e gestão sustentável dos recursos naturais.
É neste sentido que o Município de Gouveia, no âmbito do projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela, organiza, durante os meses de agosto e setembro, visitas guiadas, desafiando a comunidade, os visitantes e os turistas a partirem à descoberta da biodiversidade do concelho.
Para além disso, o Município disponibiliza, anualmente, uma vasta rede de percursos pedestres que convidam a um contacto mais direto com a natureza e a uma viagem multissensorial sobre os cheiros, sons e sabores que estes percursos podem oferecer.
Aceite o convite e comemore este Dia com a Natureza!