O percurso pedestre do tipo Pequena Rota (PR) das Alminhas está implantado na freguesia de Vila Nova de Tazem e valoriza um conjunto de espaços vitivinícolas e culturais religiosos de valor excecional na região, num percurso circular de 17,5km.
As 26 Alminhas erguidas na Freguesia de Vila Nova de Tazem, fazem parte do nosso património etnográfico e religioso, como legado dos nossos antepassados, na máxima expressão desta arte popular. Estas estruturas religiosas integram o imaginário do pensamento religioso cristão a partir do séc. XVI, quando foi estabelecido um novo dogma baseado na existência de um purgatório, onde as almas imperfeitas eram purificadas no limbo. Instalavam-se, tradicionalmente, as alminhas nas encruzilhadas e bermas dos caminhos rurais e agrícolas, apesar, de hoje em dia, integrarem fachadas de casas e muros do aglomerado urbano de Vila Nova de Tazem, assim como dos lugares de Tazem e Paçoinhos.
Além destes valores patrimoniais, destacamos outros sete locais de culto, que demonstram a prolifera arquitetura religiosa desta localidade, única vila do concelho de Gouveia, assim como a devoção cristã das gentes deste território.
O utilizador desta rota é ainda acompanhado pela paisagem vitícola típica da sub-região da Serra da Estrela, integrada na região demarcada do Dão, onde se produzem os afamados vinhos de altitude, conhecidos pela frescura e equilíbrio que nos transportam para os sabores da montanha mais alta de Portugal continental.
Av. 25 de Abril, 6290 554 Gouveia
Tel.: 238 490 210 Fax.: 238 494 686
(chamada para a rede fixa nacional)
geral@cm-gouveia.pt