As “Conversas sobre a Pastorícia” vão decorrer no próximo dia 18 de outubro, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.

Home > Notícias > As “Conversas sobre a Pastorícia” vão decorrer no próximo dia 18 de outubro, na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.
8 de Outubro, 2019

No próximo dia 18 de outubro, pelas 10h30, decorrem as “Conversas sobre Pastorícia”, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.

As “Conversas sobre Pastorícia“ contarão com a presença de vários oradores que abordarão várias temáticas relacionadas com o setor.

Paulo Poço da Acriguarda e Vasco Abreu da Nutripardo, abordam o tema “Pastagens de Altitude”, estas que constituem um dos recursos mais importantes nos sistemas tradicionais de uso do solo, com elevada representatividade nas zonas interiores do Centro e Norte de Portugal continental, conjuntamente com matos (giestais, codeçais, etc.) e baldios, são um importante recurso forrageiro na atividade pecuária, ao mesmo tempo que desempenham funções específicas no ecossistema, desde a manutenção da biodiversidade, valor paisagístico, proteção do solo e dos recursos hídricos e minimização do risco de incêndios.

Para falar sobre a temática: “Livro Genealógico da Raça Ovina Serra da Estrela”, contaremos com a presença de Rui Dinis da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (Ancose), esta que é a raça autóctone mais representativa em termos de produção de leite com a principal finalidade na produção de Queijo Serra da Estrela (DOP), também é explorada na vertente da produção de carne com o Borrego Serra da Estrela (DOP).

Tendo sido a primeira raça autóctone ovina a ter Livro Genealógico, é aquela sobre a qual tem incidido um maior estudo em termos de melhoramento, pois desde os anos quarenta, procede-se ao contraste leiteiro.

Esta raça autóctone é cada vez mais importante na vertente económica e social de uma vasta região, pois ela está intimamente ligada a uma cultura que já perdura há séculos.

Jorge Branco da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), falará sobre: “Licenciamento Industrial – Atividade Produtiva Local – Queijarias – Aprovação de estabelecimentos indústria em casas particulares”. A abordagem a esta temática é bastante pertinente, pois o desenvolvimento da atividade produtiva em unidades transformadoras exige que a mesma se encontre licenciada. Assim, dependendo do ramo de atividade, da dimensão e da localização, o processo poderá ser mais ou menos complexo, e dada a diversidade de unidades transformadoras, as “Conversas sobre a Pastorícia“ centrar-se-ão sobretudo nos procedimentos direcionados às atividades específicas da área agrícola e agro-alimentar em pequenas unidades produtivas.

Carlos Dias Pereira da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), vem apresentar os Grupos Focais do Projeto LACTIES, este que é um projeto que visa desenvolver atividades que incorporem inovação tecnológica nas empresas ao nível dos seus produtos e processos, de eco-eficiência e de valorização dos recursos endógenos.

Para encerrar “As Conversas sobre Pastorícia”, Luís Manuel Tadeu Maques, Presidente da Câmara de Gouveia fará a entrega do incentivo decorrente do Programa Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e Caprinos do Concelho de Gouveia.