No passado sábado, 16 de novembro, o concelho de Gouveia recebeu uma visita técnica de alguns dos especialistas e técnicos envolvidos na organização do World Cheese Awards, o maior evento mundial dedicado exclusivamente ao queijo, que decorreu este fim de semana na cidade de Viseu.
Este ano, a competição teve um foco particular na autenticidade, sustentabilidade e na preservação da arte tradicional de fazer queijo, enquanto pontos-chave para o futuro da indústria. A visita incluiu a deslocação a queijarias do concelho de Gouveia, nomeadamente à Queijaria do Armindo e à Queijaria da Ângela, onde os visitantes tiveram oportunidade de conhecer as práticas tradicionais de produção de queijo da Serra da Estrela, onde se tenta promover o cruzamento entre a inovação e a preservação do saber fazer ancestral.
Esses momentos de contacto e partilha de conhecimento são essenciais para reforçar o papel da produção artesanal e sustentável na valorização dos produtos locais, algo que se reflete na crescente reputação de Portugal no panorama internacional dos queijos.
Para além disso, a comitiva visitou, ainda, a Adega da Madre de Água onde pôde realizar algumas provas dos melhores vinhos da região do Dão – sub-região da Serra da Estrela.
O World Cheese Awards que atraiu, a Viseu, produtores de todo o mundo, destacou-se, também, pela promoção de uma cultura mais consciente e responsável na produção de alimentos, alinhada com as exigências dos consumidores contemporâneos que buscam mais autenticidade e qualidade.