A sub-região das Beiras e Serra da Estrela, território de povoamento ancestral, que se notabiliza pela quantidade e diversidade patrimonial, detém um conjunto de elementos histórico-culturais e ambientais com grande potencial de cariz turístico.
A presente atividade pressupõe a valorização turística do património ecológico e ambiental através da dinamização de visitas guiadas ligadas à conservação da natureza, territórios inclusivos e ecossistemas aquáticos, em circuitos interpretativos e interativos.
Este tipo de atividade, para além da sua aplicabilidade à valorização dos ecossistemas naturais e da sua relação com o homem, pode também ser dinamizada para a divulgação dos costumes relacionados com a vida rural das comunidades ou para a promoção do património da região. O participante, mais do que assistir à exposição dinamizada por um guia, obtém uma experiência sensorial in loco dos ecossistemas do território.
Assim o Município de Gouveia vai organizar várias visitas guiadas, durante os meses de agosto e setembro, desafiando a comunidade, os visitantes e turistas a partirem à descoberta da biodiversidade do concelho.
A primeira – “Gouveia Estrela”, acontece já no próximo dia 15 de agosto, segunda-feira, pelas 09h00 e o ponto de encontro é no Curral do Negro.
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas no Posto de Turismo, até à quinta-feira que antecede as visitas.
*Uma iniciativa organizada pelo Município de Gouveia no âmbito do projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia.