Semana da Floresta e do Ambiente encerra com ação de reflorestação

Home > Notícias > Semana da Floresta e do Ambiente encerra com ação de reflorestação
28 de Março, 2022

No seguimento das atividades concretizadas pelo Município de Gouveia no âmbito da Semana da Floresta e do Ambiente, na manhã de sexta-feira, dia 25 de março, teve lugar, no Curral do Negro, uma sessão sobre o papel dos Sapadores Florestais na defesa da floresta contra incêndios, seguida de uma demonstração de uma ação de fogo controlado. Esta atividade é parte integrante do Projeto de Educação Ambiental do ICNF, realizado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Gouveia e o Município de Gouveia.

Da parte da tarde, a ANA | VINCI Airports dinamizou uma ação de sensibilização para os problemas ambientais junto da comunidade de Gouveia, tendo como base a plantação de árvores como ferramenta eficaz no combate às alterações climáticas, sob o lema “Juntos plantamos o futuro”.

A ação teve como principais objetivos, a compensação das emissões, a promoção da biodiversidade e o suporte a uma melhor regulação do ciclo da água num período de seca extrema que atravessa Portugal, numa zona muito afetada pelos incêndios florestais.

O encontro juntou a ANA – VINCI Airports ao CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens em associação com a Quercus ANCN e o Município de Gouveia, tendo contado com a participação de alunos do 4º ano da EB de Gouveia, para a plantação de árvores, de onde se destacam as espécies bétulas, castanheiros, faias e pinheiros silvestres, e a devolução à natureza de uma águia de asa redonda.

A finalizar a programação da Semana da Floresta e do Ambiente decorreu, na manhã de sábado, dia 26 de março, uma ação de reflorestação na Mata da Câmara, denominada “Árvores são Vida”. A iniciativa foi aberta a toda a população e visou a plantação de árvores autóctones, mais adaptadas às condições do solo e do clima do território e mais resistentes a pragas e doenças.
Á noite, das 20h30 às 21h30 o Município de Gouveia associou-se à “Hora do Planeta 2022” e convidou todos os munícipes a participar nesta ação simbólica, desligando as luzes durante 60 minutos, aderindo a esta ação que se realiza anualmente por iniciativa da organização global de conservação da natureza World Wildlife Found (WWF).

A Semana da Floresta e do Ambiente, que decorreu de 21 a 26 de março, contemplou um vasto leque de ações de educação e sensibilização ambiental especialmente orientadas para crianças e jovens, mas também para a população em geral.

As atividades levadas a cabo, tiveram como principal objetivo fortalecer a relação das crianças e jovens com o meio natural, consciencializar para a importância da conservação da Natureza e fomentar a adoção de atitudes favoráveis à correta utilização dos recursos naturais.