Rostos do Mercado — Ponto de Cruz, de João Ferreira

Home > Notícias > Rostos do Mercado — Ponto de Cruz, de João Ferreira
12 de Maio, 2022

No piso 0 do Mercado Municipal de Gouveia, na entrada pela Rua Cardeal Mendes Belo, encontrará a Ponto de Cruz, uma loja de artesanato de João Ferreira.

O negócio de João tem uma história inteiramente familiar. O seu pai, ao ser despedido da fábrica de lanifícios onde trabalhava, arranjou um tear manual para tecer passadeiras e mantas — um investimento que tem rendido — resistindo ao uso e tempo, sendo utilizado até aos dias de hoje para produzir as peças.

João Ferreira seguiu os passos do mestre, o seu pai, e começou a fazer panos de cozinha em algodão. Depois, iniciou-se nas toalhas, guardanapos e sacos para o pão. Os têxteis de cozinha sempre foram a sua especialidade, particularidade que acabou por identificar o seu trabalho.

Com um processo de criação artesanal, a qualidade e cuidado introduzido em cada peça é um elemento absolutamente distintivo. Não obstante, também o tear, ao ser operado mecanicamente, com a energia e movimentos do utilizador, admite parar e iniciar o movimento das linhas livremente, permitindo a criação de desenhos e padrões únicos.

“Não me vejo a fazer outra coisa senão isto”, admite o tecelão, que nem aos fins de semana deixa de visitar a oficina. João Ferreira tampouco gosta de guardar segredos: prefere partilha-los com a nova geração que, trabalhando nestes moldes, pretende perpetuar a arte da tecelagem artesanal.

Acompanhe a página do Município e conheça os Rostos do Mercado Municipal de Gouveia!