
Depois de mais de 40 anos consecutivos a perder habitantes, o concelho de Gouveia dá sinais de inversão no rumo demográfico. Entre 2022 e 2024, a população aumentou em mais de 200 pessoas — um crescimento que não se via desde o início dos anos 80.
O crescimento está ligado a novas dinâmicas de vida e trabalho, devido ao aumento substancial de pessoas que procuram alternativas fora dos grandes centros urbanos. O regresso às origens, a tranquilidade, a proximidade à natureza, a qualidade de vida e as novas formas de trabalho remoto estão a tornar Gouveia um destino, cada vez mais, atrativo para quem valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Gouveia surge, desta forma, como um exemplo positivo de resiliência e capacidade de renovação, demonstrando, com estes indicadores, otimismo, confiança e esperança no futuro.
Na edição desta quarta-feira, 30 de julho, o Notícias de Gouveia apresenta uma reportagem especial sobre a recuperação demográfica do concelho.
Com testemunhos na primeira pessoa e dados atualizados, explora as razões por detrás deste crescimento populacional inédito em décadas.
Não perca a reportagem completa — já disponível na edição de hoje.
Disponível nas bancas e online www.noticiasdegouveia.pt