/// Património: Jornadas Europeias da Arqueologia | 14 e 16 de junho

Home > Notícias > /// Património: Jornadas Europeias da Arqueologia | 14 e 16 de junho
12 de Junho, 2024

As Jornadas de Arqueologia na Europa são coordenadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) e, em Portugal, decorrem nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2024.

Amante da história ou simples curioso, em família ou com a turma da escola, o Município de Gouveia convida a descobrir os bastidores do património e da investigação arqueológica.

As Jornadas Europeias de Arqueologia são organizadas, em Portugal, pelo PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P. e o Município de Gouveia, uma vez mais, associa-se a esta celebração propondo dois tipos de atividade de visitação e percurso orientado em dois tipos de Património Cultural, nomeadamente, sítios arqueológicos, no sentido clássico do termo, e Património Industrial da Cidade de Gouveia.

No dia 14 de junho (sexta-feira), a proposta recai sobre o conhecimento de três sítios arqueológicos que contam a história da comunidade de Arcozelo da Serra, ao longo do vale da Ribeira do Boco, numa implantação paisagística única no concelho, fruto da sua longa e contínua diacronia desde, pelo menos, o Neolítico até aos dias de hoje, espelhado nos sítios arqueológicos que serão visitados, sob determinadas condições – Risado, Castelo e Penedo dos Mouros.

A iniciativa tem início junto às antigas escolas primárias de Arcozelo da Serra, pelas 9h30, num percurso com cerca de 12 km.

A atividade é de carater gratuito e os interessados deverão proceder a inscrição prévia junto do Posto de Turismo de Gouveia, sendo limitada a 15 pessoas.

No dia 16 de junho (domingo), numa atividade conjunta com o Museu dos Lanifícios e o Município da Covilhã, propõe-se a realização de um percurso urbano, que pretende identificar as realidades patrimoniais do antigo gigante industrial que foi Gouveia, especialmente vertido nas estratégias de produção de energia desde as rodas hidráulicas, às mini-hídricas e ao uso de motores e geradores de combustão.

Entre a antiga fábrica da Bellino & Bellino e a Casa da Luz, os locais de interesse serão diversos e, até, insuspeitos à primeira vista.

A participação carece, também, de inscrição prévia junto do Posto de Turismo e é limitada a 25 pessoas.

A atividade terá início, pelas 09h30, junto às instalações do The Rock (antiga fábrica Bellino & Bellino), num percurso com 8 km.

A inscrição para ambos os eventos poderá ser efetuada através do seguinte formulário:

https://forms.gle/tZ4ZQ1En1ptqKokK6

Ou de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, sito na Casa da Torre, alternativamente através do e-mail turismo@cm-gouveia.pt ou dos contactos de telefone: 238 083 930 (chamada para a rede fixa nacional) ou 962 033 099 (chamada para a rede móvel nacional).