Município de Gouveia Assina Contrato de Requalificação da Villa Josephine | 07 de outubro | 18h30 | Melo

Home > Notícias > Município de Gouveia Assina Contrato de Requalificação da Villa Josephine | 07 de outubro | 18h30 | Melo
7 de Outubro, 2022

 

Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira

A assinatura do contrato para execução da empreitada de reabilitação da Villa Josephine, em Melo, vai ser assinada hoje, 07 de outubro, pelas 18h30. A empreitada de reabilitação tem um investimento de 500.793,44 euros com um prazo de execução estimado de 240 dias.

A par do lançamento da obra de requalificação da casa de Vergílio Ferreira, o Município de Gouveia realiza nos dias 28, 29 e 30 de outubro a 1º edição do Festival Literário “Em nome da Terra” que decorre em Melo, um evento de celebração da palavra e da literatura.

Inspirada na Casa Amarela do romance Para Sempre e Cartas a Sandra, a Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira será um espaço dinâmico, dedicado à vida e à arte literária do autor de Manhã Submersa.

Apesar de incluir necessariamente uma componente museológica, o principal foco da Casa para Sempre – Vergílio Ferreira incidirá na criação de experiências que tornem a sua escrita e pensamento relevantes para o visitante, tentando comprometê-lo com aquele lugar de forma emocional.

A residência artística, que ocupará integralmente o 2.º andar, permitirá aos criadores de diferentes artes, convidados ou selecionados por concurso, usufruírem das condições para, durante um determinado período de tempo, planearem e desenvolverem diferentes projetos artísticos, bem como participarem em iniciativas que os aproximem das comunidades locais.

A criação da Casa para Sempre- Vergílio Ferreira integra a valorização e a qualificação de um património cultural, intangível e tangível, do Concelho de Gouveia. O espaço não só terá por missão promover e divulgar a obra literária de um grande escritor de língua portuguesa, Vergílio Ferreira, mas também a sua aldeia (com as suas tradições e costumes enraizados nesta região da Beira Alta), em conjunto com a montanha que daí se avista, enquanto centro da escrita ficcional vergiliana.

O Município de Gouveia pretende, deste modo, através de um projeto inovador, valorizar e potenciar o turismo literário e cultural, na certeza de implementar uma relevante política cultural responsável e mobilizadora. A Casa para Sempre – Vergílio Ferreira, será o polo dinamizador, epicentro do Roteiro Literário Vergiliano, transformando a aldeia de Melo e a sua paisagem envolvente num “lugar literário” de excelência, colocando-a nos caminhos do turismo literário e cultural nacional e internacional.