O presidente do Município de Gouveia, Luís Tadeu Marques, assumiu hoje a presidência da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), numa cerimónia que decorreu esta manhã, na cidade da Mêda, aquando da reunião do concelho intermunicipal.
Luís Tadeu Marques foi eleito o novo Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBSE para este biénio, sendo que os Vice-Presidentes serão Esmeraldo Carvalhinho, Presidente da Câmara Municipal de Manteigas e António Machado, Presidente da Câmara Municipal de Almeida. Comprova-se assim a estratégia delineada no início deste mandato, em que os autarcas deliberaram que, este seria exercido de forma rotativa.
A nova comissão eleita vem, assim, substituir o autarca do Município de Seia, Carlos Camelo, que assegurou a presidência da CIM até ao final do ano passado, juntamente com os vice-presidentes Manuel Fonseca (autarca de Trancoso) e Rui Ventura (autarca de Pinhel).
Até 2021, a comissão executiva contará com a liderança do presidente da Câmara Municipal de Gouveia, prosseguindo com a missão de potenciar e promover o desenvolvimento da região, de otimizar e defender os interesses comuns dos municípios associados e reforçar a identidade conjunta da região, mediante a articulação de interesses e criação de sinergias e estimulando o desenvolvimento integrado e coletivo, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando resultados.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) corresponde às Unidades Territoriais Estatísticas de Nível III (NUT III) da Serra da Estrela, Beira Interior Norte e Cova da Beira e é composta pelos Municípios de Almeida, de Belmonte, de Celorico da Beira, da Covilhã, de Figueira de Castelo Rodrigo, de Fornos de Algodres, do Fundão, da Guarda, de Gouveia, de Manteigas, da Mêda, de Pinhel, do Sabugal, de Seia e de Trancoso.