Neste Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Árvore, o Município de Gouveia assinalou a data através de ações de plantação de árvores, que decorreram no Agrupamento de Escolas de Gouveia e na área envolvente do Parque Ecológico.
As iniciativas deste dia 21 de março tiveram o apoio da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB), que ofereceu 50 árvores autóctones, tendo as mesmas sido distribuídas pelas escolas do concelho de Gouveia e as restantes plantadas na envolvente do Parque Ecológico.
As ações simbólicas contaram com a presença de Luís Tadeu Marques, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia que, durante a manhã, esteve presente na Escola Secundária de Gouveia para participar na plantação de duas árvores, em colaboração com diversos elementos da direção do estabelecimento, bem como de uma turma de alunos do 7.ºano.
Também durante o período da manhã, na freguesia de Vila Nova de Tazem, decorreu uma ação de plantação de árvores de diversas espécies na Casa do Povo e na Escola EB2,3 de Vila Nova, onde a colaboração e entusiamo das crianças foi notória. A ação contou ainda com a colaboração da GNR – Guarda Nacional Republicana.
Da parte da tarde, deslocaram-se à zona envolvente do Parque Ecológico algumas turmas que integram e participam no programa Eco-Escolas, afim de as crianças participarem em atividades de sensibilização e na plantação e sementeira de espécies arbóreas e arbustivas.
A finalizar as atividades, decorreu a libertação de uma águia de asa redonda, oferecida pelo CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, num momento emocionante presenciado e aplaudido por miúdos e graúdos.