Assinatura de contrato intermunicipal de requalificação de caminho florestal contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

Home > Notícias > Assinatura de contrato intermunicipal de requalificação de caminho florestal contará com a presença da Ministra da Coesão Territorial e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional
3 de Maio, 2023

A assinatura do contrato intermunicipal para a elaboração do projeto de uma “estrada verde” de ligação ao maciço central da Serra da Estrela, entre os Municípios de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira, terá lugar no próximo dia 10 de maio de 2023, pelas 10h00, no Salão Nobre do Paços do Concelho de Gouveia.

A cerimónia irá contar com a presença de Suas Excelências, a Senhora Ministra da Coesão Territorial, Prof. Doutora Ana Abrunhosa e a Senhora Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Prof. Doutora Isabel Ferreira.

Considerando o vasto território do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e a sua inserção em várias áreas territoriais de diversos Concelhos, torna-se imprescindível a melhoria das vias de comunicação intermunicipais, que permitem garantir as acessibilidades nesse território entre Concelhos. Essa melhoria carece de estudos que sejam efetuados de uma forma integrada e que inclua a totalidade da extensão da via.
Neste sentido, os Municípios de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira estabeleceram um contrato de parceria para executar o projeto “estrada verde”, que constituiu a pavimentação de um caminho florestal no Maciço Central da Serra da Estrela.

Esta parceria já foi aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo de Gouveia, Guarda e Celorico da Beira e o projeto permitirá que um caminho florestal que existe entre Videmonte (Guarda) e que faz a ligação com Linhares da Beira (Celorico da Beira) e Alto da Portela, Calçada dos Galhardos, Senhora da Assedasse (Folgosinho, Gouveia) até à entrada no concelho de Manteigas, seja devidamente requalificado e pavimentado.

Através deste contrato de parceria, os três municípios unem esforços para a execução do projeto e da obra, para a qual está previsto um custo de vários milhões de euros e que será candidatada a financiamento europeu.

A futura via terá uma extensão de cerca de 25 quilómetros e a pretensão é que o caminho tenha alguma dimensão, permitindo que se cruzem duas viaturas automóveis.

Esta nova via facilitará a acessibilidade ao maciço central da Serra da Estrela ao nível turístico, bem como no combate aos incêndios.