Home > Visitar > > Rota Penedo dos Mouros

Rota Penedo dos Mouros

O percurso pedestre do tipo Pequena Rota (PR) do Penedo dos Mouros está implantado na freguesia de Arcozelo da Serra, permitindo conhecer um conjunto de espaços ambientais e arqueológicos notáveis, num percurso circular de 13km.
As pedras contam-nos no seu silêncio, histórias de outros tempos e de outras gentes. No imaginário dos homens, bailam narrativas de outras eras. A realidade confunde-se com a lenda. Os diferentes vestígios existentes nesta região dão-nos conta de uma ocupação humana com muitos milhares de anos, feita por diferentes povos e outras tantas crenças. O Penedo dos Mouros, não sendo por certo o que de mais significativo existe em termos arqueológicos neste espaço geográfico, representam, contudo, e em nosso entender, uma memória convertida pelo imaginário dos homens em histórias do fantástico.
A Rota do Penedo dos Mouros é uma homenagem a esse passado feito de glória, mas também de sofrimento, onde o suor dos rostos moldou os solos, que hoje se constituíram em vinhedos, olivais e outros cultivos, representando ainda uma componente importante na economia das populações. Como testemunhos destas antigas vivências temos ainda o sítio arqueológico do Arrasado, cujo topónimo preserva um testemunho de destruição, e onde hoje é visitável uma importante necrópole medieval. Por outro lado, o trabalho rural e a riqueza agrícola, no Arcozelo da Serra testemunhado no conjunto de lagares rupestres das Lajes Ruivas são um importante contributo para o conhecimento destas vivências passadas.
Curiosamente e apesar da proximidade ao maciço Serra da Estrela, esta região detém um clima com características muito distintas, microclimática, do tipo mediterrânico com invernos chuvosos, temperaturas relativamente amenas e verões quentes e secos, numa zona onde a balança entre a ação humana e o meio-ambiente natural encontra equilíbrio, raras vezes vislumbrados num mundo cada vez mais mecanizado, industrializado e afastado das raízes da humanidade.