O Que Fazer
Home > Visitar > O Que Fazer > Parque Ecológico de Gouveia

Parque Ecológico de Gouveia

Os parques ecológicos, biológicos e afins, têm um papel importante na sensibilização para a proteção das espécies, quer no domínio da fauna quer no da flora. São hoje importantes núcleos para a correta gestão integrada de um vasto conjunto de questões ambientais e do planeamento.

Criado em 1999 pelo Município de Gouveia, o Parque Ecológico está implantado numa área total de 6 hectares.

O objetivo deste espaço é a sensibilização e a educação ambiental, valorizando os aspetos didáticos através das ferramentas naturais, nomeadamente fauna e flora, fomentando ainda a perceção do visitante, não tanto para a mera exposição dos animais, mas sobretudo para o entendimento da relação da espécie animal com o seu habitat natural.

Para além da flora ali existente, muita dela presente nos diferentes ecossistemas existentes na Serra da Estrela, existem também mamíferos e aves autóctones, bem como algumas espécies exóticas.

Como tal, durante a visita, podemos observar o javali, bem como gamos, veados e uma coleção impressionante de outros mamíferos, aves e répteis.

 

CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens

O CERVAS é uma estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela que trabalha em estreita colaboração com o Parque Ecológico e que se localiza próximo deste. Tem como principais objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats.

O CERVAS está incluído na Rede Nacional de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens, da qual fazem parte cerca de uma dezena de centros de recuperação, e cuja entidade gestora é o instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

 

Desde 2009 que o CERVAS é gerido pela associação ALDEIA, sob orientação do ICNF, e com o apoio financeiro da ANA – Aeroportos de Portugal SA, que através da iniciativa “Business & Biodiversity”, tem assegurado a gestão do centro até à actualidade.

 

As linhas de acção do CERVAS são:

. A recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados;

. Promover a sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens através de acções de educação ambiental;

. O apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações e animais selvagens;

. O apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal;

. Funcionar como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas. O CERVAS é um hospital para a fauna selvagem, cujo trabalho consiste na recepção e tratamento de animais selvagens que são encontrados feridos ou debilitados para posterior devolução à natureza, sempre que possível no local onde foram encontrados.

O CERVAS desempenha também um importante papel ao nível da educação ambiental e da sensibilização da população, principalmente das gerações mais novas, para a conservação da Natureza, fomentando assim o interesse para a preservação e conservação do património natural do país.

 

 

Morada: Quinta da Borrachota - Estrada Gouveia- Nabais (EN 330) - 6290 Gouveia
Telefone: 238 083 930 / 961 730 877
Email: parque.ecologico@cm-gouveia.pt
Website: http://cervas-aldeia.blogspot.com/
Redes Sociais:
Coordenadas: 40.504120076485,-7.5770452307042