/// DANÇA CONTEMPORÂNEA: Simulacro – Margarida Montenÿ | 21 de junho | 21h30 | Teatro Cine de Gouveia | 3€

Home > Agenda > /// DANÇA CONTEMPORÂNEA: Simulacro – Margarida Montenÿ | 21 de junho | 21h30 | Teatro Cine de Gouveia | 3€
Início: 21/06/2025
Fim: 21/06/2025
Hora de Início: 21:30

Sinopse

“Simulacro” é um exercício de intimidade, repetição e resistência.

Dois corpos em ação contínua exploram os limites da sua proximidade através da natureza degenerativa do gesto. Cria-se um espaço difuso entre o real e o encenado, entre o público e o privado, potenciando-se estados de vulnerabilidade, expectativa e tensão.

“Simulacro” parte de um conjunto de ações e gestos presentes no quotidiano das duas intérpretes, atravessado por fragmentos de memórias partilhadas, num exercício lento de transformação dos corpos e das suas pulsões.

O projeto está desenhado para ser apresentado em teatros, em espaços não convencionais e em espaço público.

Em cena dois corpos reproduzem um conjunto de gestos duracionais num exercício de intimidade, tensão e resistência.

Estabelece-se um território de gestos que servem como vestígios de memórias, fragmentos de encontros, aproximações, simulações de um possível diálogo. A repetição surge para pensar o gesto como matéria em constante transformação e consequente desgaste, e como instrumento de redefinição do tempo e espaço.

A peça constrói-se em volta de um ambiente de total intimidade, intensificado através do uso de headphones por parte dos espetadores, o que permite uma escuta mais atenta da composição sonora de Antonio Marotta e que coloca o ato de assistir e ouvir no mesmo grau de proporção. Ao mesmo tempo, o uso de headphones inibe a audição do ruído e da respiração dos corpos, marca tão característica das artes de palco contemporâneas, reclamando um espaço de maior ficção, colidindo e questionado a ideia de real.

Além de tudo isto, “Simulacro” propõe um formato cénico que coloca a plateia frente a frente, em confronto e observação constante com ela mesma, ativando assim um conflito entre público e privado, intimidade e coletivo.

O projeto situa-se dentro do campo das artes performativas, trabalhando a intersecção entre o circo e a dança, propondo um diálogo transdisciplinar. Este encontro entre Margarida Montenÿ e Carminda Soares é também uma forma de pensar a interação e relação de dois corpos vindos de contextos artísticos e práticas de trabalho distintos, procurando momentos de associação e conflito. Este é um encontro das trajetórias das duas criadoras, atravessado por uma relação amorosa que mantêm há cinco anos. Assim, e como primeiro trabalho em conjunto, pretende-se questionar não só os limites do corpo, como o limite da intimidade de corpos não hetero-normativos num espetáculo pensado tanto para palco como para o espaço público.

Ficha Artística

Conceção e Interpretação: Margarida Montenÿ e Carminda Soares

Composição musical: Antonio Marotta

Desenho de luz: Out Cube – João Monteiro

Assistência de iluminação: Ricardo Pinto e Francisco Monteiro

Apoio dramatúrgico: Catarina Miranda

Coprodução: Instável – Centro Coreográfico/Teatro Municipal do Porto; Teatro das Figuras

Apoio à criação: FICHA TRIPLA | PRODUÇÃO D’FUSÃO

Apoio à residência: Colecção B; CRL – Central Elétrica; Casa Municipal da Cultura de Seia; Centro Cultural do Cartaxo; Theatro Circo no âmbito da parceria com Instável – Centro Coreográfico; TUP -Teatro Universitário do Porto; Campus Paulo Cunha e Silva

Apoios financeiros: Fundação GDA; Campus Paulo Cunha e Silva; Theatro Circo no âmbito da parceria com Instável – Centro Coreográfico; República Portuguesa – Ministério da Cultura

Distribuição internacional: AMARELO

Registo fotográfico: Sara Ferreira

Registo vídeo: Tatiana Saavedra; Andreia Pereira da Silva

Duração: 45 minutos

Classificação etária: +6

Próximos Eventos

Ver mais