“Alice Sem Wonderland” é uma residência artística que está a ser desenvolvida por Sofia Castro, Gonçalo Ramalho e Hugo Vasconcelos e já foi anunciada, levantando um pouco o véu sobre o que o público poderá encontrar, numa conversa integrada na programação da última edição da Romaria Cultural.
Não sendo um espetáculo construído com o público infantil em mente, não deixa, porém, de ser vocacionado para todas as pessoas, podendo os miúdos, acompanhados por graúdos, reconhecer as assumidas inspirações e referências à história original de Lewis Carroll que “Alice Sem Wonderland” encontrou no seu processo de criação.
Sobre a equipa artística, importa dizer que Sofia Castro já tinha trazido uma performance a Gouveia, na Romaria Cultural 2023, intitulada “Encontrei um quadro, pensei plantá-lo…e plantei”. A atriz, performer e criadora refere, na sua nota biográfica, que começou por fazer aquilo a que o espectador comum das aldeias vizinhas de onde nasceu chama de “teatro”, mas que sempre teve vontade de ajudar a melhorar o sítio em que habitamos e contribuir para um planeta melhor – mais animal e menos desumano –, possivelmente uma das razões pelas quais as suas criações (como é o caso de “Alice Sem Wonderland”) têm um cariz de reflexão e sensibilização ambiental.
Dando seguimento à sua recém-carreira, Sofia refere ter encontrado resposta para as suas dúvidas e inquietações no teatro, tendo ingressado na licenciatura na ESTC e o privilégio e trabalho (não a sorte) de ser intérprete em Carta de Mónica Calle, Douchebags, uma produção da Nova Companhia, Terror e Miséria na Queda da Democracia, por Pedro Ribeiro, além de ter trabalhado com Tiago Vieira e Hugo Vasconcelos. Este último, ator e músico de 26 anos, é responsável pela banda sonora e apoio à encenação de “Alice”, estudou violino na Academia de Música de Castelo de Paiva, é formado na Academia Contemporânea do Espetáculo no Porto em Interpretação e Licenciado em Teatro Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema na Amadora, encontrando-se atualmente no Mestrado de Encenação.
Completa a equipa Gonçalo Ramalho, ator desde 2019, com o curso de Formação de Atores de 3 anos na In Impetus, tendo já somado participações em festivais culturais (Pürfórmânçe com “X”, orientado por João Telmo), feiras medievais como performer e ator, figuração na ópera “Il Trovatore” que passou no Teatro Nacional São Carlos, cinema (algumas curtas-metragens e o filme “Manga D’Terra”, realizado por Basil da Cunha) e, mais recentemente, em performances e projetos em plena simbiose com Sofia Miguel Castro.
Quem se dirigir ao Parque do Curral do Negro para assistir a uma das apresentações públicas de “Alice Sem Wonderland”, encontrará aí indicações e elementos da GO Romaria que ajudarão a encaminhar os participantes para o local exato onde o espetáculo acontecerá.
A participação é gratuita, mas a organização apela interessados em assistir que façam a sua inscrição em formulário próprio já partilhado nos canais habituais da GO Romaria, a fim de facilitarem o dimensionamento do espetáculo. Qualquer questão ou dúvida poderá também ser dirigida à GO Romaria nos seus canais digitais, ou através de geral@romariacultural.pt.
//SINOPSE
“O dia quente fazia-a sentir-se estúpida e sonolenta” (a Alice), que observa um Coelho Branco para se afastar do tédio, até cair no buraco. Uma viagem ao País das Maravilhas, com charadas, um Gato de Cheshire, soldados que pintam rosas, um chapeleiro louco e muito mais! Mas onde fica este sítio encantado? Lewis Carroll coloca-o no imaginário de uma criança. Mas olha à tua volta! Não é aqui que as borboletas já foram lagartas?”
//FICHA ARTÍSTICA
Criação | Sofia Miguel Castro
Apoio a Encenação e banda sonora | Hugo Vasconcelos
Dramaturgia e assistência de encenação | Miguel Jesus
Interpretação | Gonçalo Ramalho, Hugo Vasconcelos e Sofia Miguel Castro
Produção | GO Romaria – Associação Cultural Gouveense