Mercado em Rede
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | A presente operação visa contruir uma estruturação comercial colaborativa com os produtores locais estabelecendo uma rede produção local, beneficiando e diversificando os pontos de vendas físicos e implementando um ponto de venda digital, através de uma plataforma web-market do Mercado Municipal. Complementa-se a intervenção com um plano de dinamização comercial e ações promocionais que visam impelir processos de atração de consumidores.
Os diversos investimentos da operação possuem um correlacionamento lógico com os objetivos prioritários da operação. A promoção do contato direto entre produtor e consumidor está na matriz de funcionamento do Mercado Municipal sendo exponenciado com as ações propostas através da criação do marketplace do mercado municipal e dos novos espaços de venda. Ambas as ações seguem as novas tendências de consumo focadas no comercio online e na experimentação e socialização dos espaços de venda.
A diversificação dos canais de venda é em si um desafio para os produtores locais e para as dinâmicas comerciais instaladas. A conceção da rede de produção local assume na operação uma importância fundamental. A ativação dos produtores locais para novos processos e novas dinâmicas permitirá fomentar a proximidade e aumentar as relações de confiança entre vendedores e compradores.
O contributo dos investimentos apresentados para as dinâmicas comerciais são uma estruturação progressiva que impele num primeiro passo à renovação da abordagem comercial dimensionada para respostas multicanal de vendas. O posicionamento do Mercado Municipal de Gouveia enquanto indutor de mudança e de agente de intermediação é neste contexto um passo significativo para potenciar o acesso novos modelos de escoamento da produção local, preservando os produtos locais através de um canal especializado de venda das especialidades locais. Invariavelmente comprar local pode significar uma melhoria da dieta alimentar ajustada pela produção de época mais sustentável e potencialmente de maior qualidade.
Instalação da Rede Secundária das Faixas de Gestão de Combustível e Adaptação da Rede Viária Florestal
Para promover o desenvolvimento florestal e a conservação dos recursos naturais, a Câmara Municipal de Gouveia viu aprovada a candidatura apresentada pelo Gabinete Técnico Florestal ao Programa POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Eixo Prioritário 2 – Promover a Adaptação às Alterações Climáticas e a Prevenção e Gestão de Riscos, Secção – Adaptação às alterações climáticas e prevenção e gestão de riscos. No caso concreto, o presente incide sobre a Instalação de Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
O projeto possui uma área de intervenção de 61,18 hectares, tendo como objetivo a construção da rede secundária de faixas de gestão de combustível de defesa da floresta contra incêndios e a regularização e consolidação dos caminhos, assim como a construção de valetas e ou limpeza e desobstrução de valetas e valas de drenagem em 75,98 quilómetros da rede viária florestal de acesso aos pontos de água de 1ª ordem.
A área de intervenção abrange as freguesias de Cativelos, Folgosinho, Gouveia, São Paio, Vila Nova de Tazem, União de Freguesias de Melo e Nabais, União de Freguesias de Rio Torto e Lagarinhos e União de Freguesias de Figueiró da Serra e Freixo da Serra.
Sistemas de Informação de Gouveia
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | A presente Operação visa a infraestruturação da cidade com uma rede tecnológica e de conetividade que permita a operabilidade de equipamentos digitais, suportados por ferramentas aplicacionais (software e hardware), que assegurem a disseminação de conteúdos com interesse público e relevância para o funcionamento diário da cidade, numa abordagem multicanal, com difusão em equipamentos digitais urbanos, plataformas web existentes e aplicações móveis.
Por um lado, a operação assegura a infraestruturação tecnológica da cidade permitindo a criação de um sistema eficiente de informação em tempo real, como complemento aos sistemas de informação estáticos, existentes no concelho, para uma disseminação da informação de forma fiável, em qualquer momento e em qualquer local, relativa aos transportes urbanos e transportes coletivos intermunicipais. Pretende promover a comunicação, em tempo real, da rede de transportes urbanos, de forma a reforçar a utilização dos transportes coletivos em detrimento dos transportes individuais.
Por outro lado, capacita o Município para a difusão de dados relativos à qualidade ambiental e serviços públicos essenciais criando plataformas de “awareness” e consciencialização dos contributos individuais para a manutenção da qualidade de vida geral na cidade.
Os objectivos da operação são:
– a redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE);
– a promoção da mobilidade urbana multimodal sustentável;
– a promoção da competitividade dos transportes coletivos face ao transporte individual.
Intervenção de Valorização, Animação e Divulgação da Rede Ambiental
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | O objetivo principal que se pretende alcançar com a operação “Intervenção de Valorização, Animação e divulgação da Rede Ambiental” é sobretudo a promoção dos valores naturais e da estruturação da oferta turística ao nível do património Natural do Concelho, em articulação com a abordagem integrada da CIMBSE.
Adicionalmente, esta Operação tem como objetivos: Promover e incrementar o Turismo de Natureza; promover a valorização do património natural, afirmando a Região como destino turístico de excelência; incrementar a qualidade ambiental e paisagística do território elevando-a a um nível que a torne num fator diferenciador e competitivo de âmbito económico regional; criar riqueza através da valorização destes equipamentos; aumentar a capacidade de atração de visitantes quer ao equipamento quer à área classificada da Serra da Estrela.
Intervenção de Valorização, Animação e Divulgação do Parque Ecológico de Gouveia (PEG)
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | A Operação de ” “Intervenção de Valorização, Animação e Divulgação do Parque Ecológico de Gouveia” (PEG), visa a remodelação do PEG como resposta à sua funcionalidade e missão, no que se refere à educação ambiental, preservação e conservação de espécies, bem como à capacidade de receção de espécies irrecuperáveis do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens).
São objetivos desta Operação:
1 – Promover e incrementar o Turismo de Natureza;
2 – Promover a valorização do património natural, afirmando a Região como destino turístico de excelência;
3 – Incrementar a qualidade ambiental e paisagística do território elevando-a a um nível que a torne num fator diferenciador e competitivo de âmbito económico regional;
4 – Criar riqueza através da valorização deste equipamento;
5 – Aumentar a capacidade de atração de visitantes quer ao equipamento quer à área classificada da Serra da Estrela;
6 – Conservação da Natureza (Fauna e Flora).
A intervenção consubstancia-se sobretudo na organização e na distribuição dos usos do parque, com a requalificação (recuperação e construção) dos espaços de abrigo animal e circuitos de visitação e do edifício de apoio e receção (sala polivalente, bilheteira, loja, wc´s, gabinete veterinário, arrumos, armazenamento, espaço trabalhadores e balneários, para além da quarentena), prevendo ainda o reforço arbóreo e arbustivo, apetrechamento de mobiliário, equipamento tecnológico e informático e despesa com conteúdos e divulgação.
Vivência Judaica em Aldeia
Beneficiário: Município de Gouveia | Operação: 10.2.1.6 – Renovação de aldeias | Código do projeto: PDR2020-10216-045420 | Aviso: PDR2020-ADRUSE-10216-002
Objetivos da Intervenção | A implantação da rota das judiarias em Gouveia em três freguesias sob o título “Vivência Judaica em Aldeia” (Gouveia, Nabais, Nabainhos, Melo e Folgosinho), percorre os três principais períodos culturais afectos aos Sefarditas, fundamentais para a compreensão das vivências passadas desta comunidade no concelho e no país, reflectidas em vários objectos patrimoniais, sejam eles arqueológicos, urbanos ou documentais, que distinguem o nosso concelho, beneficiando também com a recuperação de um icónico imóvel de Gouveia chamado de “Casa do Passadiço”, sendo o ponto de partida para percorrer a História Medieval e Moderna de Portugal e o papel das comunidades Sefarditas através do nosso território.
1ª) Gouveia – a vivência judaica per se no período medieval, até à expulsão dos judeus de Espanha em 1492, é conhecida através da documentação histórica para a cidade de Gouveia, a chegada de refugiados sefarditas de Espanha contribuíram para que Gouveia e Melo sofressem alterações importantes no seu urbanismo, e a inscrição hebraica de Gouveia é testemunho da construção da última sinagoga na Península Ibérica antes de 1496 (édito manuelino);
2ª) Melo – a instituição do Tribunal do Santo Ofício e o impacto tremendo na freguesia de Melo, com 95 processos da inquisição identificados sobre habitantes, naturais ou moradores da freguesia, sendo que destes 93 incidem sobre acções judaizantes;
3ª) Folgosinho – a cripto judaização da comunidade, visível nas formas inscritas de uma grande variedade de cruciformes nas ombreiras e torsas de imóveis na freguesia de Folgosinho, com um total de 66 e a presença de 1 Mezzuzzah atestam a vivência desta comunidade aqui, que pela ausência de documentação terá sido de relativa paz.
Desta forma, contamos a história da comunidade judaica em Portugal no nosso território, através do património urbano, cultural e arqueológico que ainda hoje subsiste nestas localidades do concelho. Esta lógica insere-se na necessidade e destreza que o concelho de Gouveia possui para ser um elemento contribuidor para a divulgação, preservação e impulsão da cultura sefardita do nosso país.
PEPAL
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Participação numa iniciativa de integração profissional envolvendo jovens, com qualificação, dando-lhes a possibilidade de concretização de uma experiência prática durante doze meses, em contexto de trabalho nos serviços da Autarquia.
Reconversão da Antiga Fábrica Têxtil Bellino & Bellino
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | A Operação de ” Reconversão da Antiga Fábrica Têxtil Bellino & Bellino” materializa-se, requalificação do edifício mais antigo da Fábrica Têxtil Bellino & Bellino, com o objetivo de criar o espaço CoworkGouveia – Incubadora de Empreendedorismo, para incubação e acolhimento empresarial, disponibilização de serviços de suporte às empresas, e acolhimento de jovens recém-formados, empreendedores e/ou profissionais desempregados que pretendam desenvolver iniciativas de reconversão profissional. estando associado ao objetivo temático 6 – Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos do POR, na tipologia de operações – Reabilitação e reconversão de unidades industriais abandonadas, destinadas a habitação, equipamentos de uso público, comércio e/ou serviços.
Reabilitação do Espaço Envolvente à Antiga Fábrica Têxtil Bellino
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | A Operação de ” Reabilitação do Espaço Envolvente à antiga Fábrica Bellino” materializa-se, na implementação de um projeto que tem por objetivo a intervenção no espaço da zona ribeirinha de Gouveia. Trata-se de um investimento enquadrado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Município de Gouveia, centro urbano de nível superior / regional, na prioridade de investimento 6.5 (6.e) – Adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano, a revitalizar as cidades, recuperar e descontaminar zonas industriais abandonadas, incluindo zonas de reconversão, a reduzir a poluição do ar e a promover medidas de redução de ruído, estando associado ao objetivo temático 6 – Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos do POR, na tipologia de operações – qualificação e modernização do espaço, equipamentos e ambiente urbano, incluindo espaços verdes e mobiliário urbano.
Reabilitação do Espaço Público no Bairro do Castelo
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Intervenção na requalificação do espaço público e na envolvente aos equipamentos que o servem, nomeadamente através da reformatação, modernização e normalização de mobiliário urbano, sinalética e equipamentos de iluminação pública, bem como através da renovação de pavimentos, beneficiação geométrica de arruamentos e correção pontual de infraestruturas existentes. As intervenções mencionadas têm como objetivo primordial a promoção /valorização ambiental e urbanística, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e o aumento do grau de satisfação dos residentes.
Bairro de Habitação Social da Mata Rainha – Edificado
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Promover a regeneração física do conjunto edificado Bairro de Habitação Social da Mata Rainha.
Bairro de Habitação Social da Mata Rainha – Espaço Público
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | promover a regeneração física do espaço público envolvente ao conjunto edificado Bairro de Habitação Social da Mata Rainha.
Criação e Reconversão da Rede de Vias Pedonais – Rua Cardeal Mendes Belo (“Cardia”)
Objetivos e Resultados esperados/atingidos | Trata-se de uma obra de requalificação da Rua Cardeal Mendes Belo, também denominada Rua da Cardia, e das suas envolventes, dando prioridade à mobilidade pedonal face à circulação viária, contribuindo, assim, para a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Cativelos – Bairro da Cascata
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Aumentar e melhorar o grau de tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; garantir a universalidade do acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Cativelos – Bairro da Tapada
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Aumentar e melhorar o grau de tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; garantir a universalidade do acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Figueiró da Serra
Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos | Aumentar e melhorar o grau de tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; garantir a universalidade do acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Folgosinho
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Aumentar e melhorar o grau de tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; melhoria da gestão dos ativos e aumento da sua reabilitação; garantir a universalidade do acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Gouveia
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Aumentar e melhorar o grau de tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; melhoria da gestão dos ativos e aumento da sua reabilitação; garantir a universalidade do acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Moimenta da Serra
Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos | Aumentar e melhorar o grau de
tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; garantir a universalidade do acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Nabais e Nabaínhos
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Aumentar e melhorar o grau de tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; garantir a universalidade do acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Rio Torto e Passarela
Objetivos, atividades e resultados esperados / atingidos | Aumentar e melhorar o grau de tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; garantir a universalidade do
acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Vila Cortês da Serra
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Aumentar e melhorar o grau de tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; garantir a universalidade do acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Drenagem Pública de Águas Residuais de Vila Franca da Serra
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Aumentar e melhorar o grau de tratamento das águas residuais; reduzir as cargas totais geradas; garantir a universalidade do acesso ao saneamento; promover uma maior adesão de utilizadores ao sistema de saneamento de águas residuais; otimizar as condições de atratividade populacional do território; promover operações integradas de desenvolvimento urbano.
Melhoria do Interface de Gouveia
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos| Melhoria da qualidade dos interfaces de transportes públicos urbanos; reforço da oferta de transportes públicos coletivos de passageiros; redução dos níveis de emissões de gases poluentes.
Mercado Municipal de Gouveia
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Reabilitação do edifício do Mercado Municipal que será alvo das seguintes intervenções: substituição de cobertura; tratamento de paredes exteriores; aplicação de caixilharias exteriores nova nos espaços a remodelar; aplicação de pavimentos, tetos, equipamento sanitário e equipamento de cozinha; reformulação dos espaços interiores, instalação de um elevador; criação de 48 lugares de estacionamento, um silo de estacionamento adjacente ao edifício com 2 pisos, com 23 lugares de estacionamento e 5 lugares de estacionamento no exterior.
Objetivos da Operação | Reconstrução e renovação física da edificação e a maximização da sua potencialidade, no que respeita ao incremento das atividades económicas;
Reocupação do edifício com atividade económica, garantindo longevidade e segurança da empregabilidade, contribuindo, assim, para a fixação de pessoas na área abrangente em que o equipamento se insere.
Qualificação e Modernização da Escola JIEB1 de Moimenta da Serra
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos | Reabilitação e Modernização das Instalações Escolares e de Formação Remodelação da escola de ensino básico que disponibiliza atualmente 4 salas, com ampliação para mais duas salas de aula, sala de atividades, sala de refeições e sala polivalente. Pretende-se conjugar a amplitude de cobertura ao ensino pré-escolar, dotando o conjunto, das condições adequadas, para eficiente exploração do estabelecimento escolar nas funções de formação e de atividades educativas complementares.