Nabais

Município > Freguesias > Nabais

Brasão

Brasão Nabais

Executivo

Presidente:
Salvador da Cruz Dias
Morada:
Av. das Tílias, nº 25, 6290 - 151
Tel & Fax:
969 049 710/964 077 170
E-mail
uniaofreguesiasmelonabais@outlook.pt
Atendimento
De Segunda a Sexta-Feira das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h

Nabais tem cerca de 500 habitantes e o seu Orago é o São Cosme. Comemora-se também, nesta freguesia a festividade da Senhora do Coito, cujo convento se localiza, parcialmente, no seu termo. É uma das mais antigas e participadas romarias da região, em quinta-feira da Ascensão, testemunho da grande fé dos gouveenses na Virgem.

As Inquirições de D. Afonso III, de 1258, referem já o povoamento deste território. O núcleo original da freguesia devia localizar-se no Arco de Palhais ou Arco de Nabais. Este poderá ser, segundo certos autores, um vestígio de uma muralha ou equipamento de defesa, parte de uma estrutura maior, construído e distribuído pelos lusitanos em toda a região.

Para além dos citados Arcos, podem ser visitados outros locais de interesse turístico, como a Igreja Matriz, os Portais Judaicos, o Pátio do Judeu ou uma Fonte Centenária.

A produção agrícola é abundante e de grande qualidade e deve, também, referir-se o muito afamado queijo da serra, desta localidade.

Instituições e coletividades de prestígio como o Centro Social e Paroquial, o Estrela Futebol Clube, e o Centro Cultural de Nabais têm prestado inestimável serviço à freguesia e o seu concelho.