A freguesia de Arcozelo da Serra, ladeada pelo rio Mondego no termo do concelho, conta com cerca de 850 residentes e o seu Orago é a Nossa Senhora da Assunção. No entanto, a freguesia celebra, ainda, o São Marcos, o São João e o São Pedro com afamadas e concorridas festividades.
As principais atividades económicas, que trouxeram a Arcozelo da Serra reconhecido sucesso e prosperidade, são a agricultura, a criação de gado e o pequeno comércio. Deve referir-se, no entanto, que a produção artesanal de queijo da serra, de calçado, alfaiataria e tapetes tipo Arraiolos contribuíram, também, para o generalizado progresso da freguesia.
A feira mensal é no segundo sábado de cada mês.
Do notável património arqueológico, merecem menção os Penedos dos Mouros, o Castro e a Povoação do Arrastado, que dão testemunho de um remotíssimo povoamento.
Entre o património edificado devem referir-se a Igreja Matriz, as Capelas de São Marcos, de Santo António e do Senhor do Calvário.
Ativas coletividades e instituições como a Filarmónica Amizade, o União Futebol Clube e o Centro Assistência, Cultura e Recreio, concorrem, em simultâneo, para uma sólida formação cívica e cultural da juventude de Arcozelo da Serra.