Arcozelo da Serra

Município > Freguesias > Arcozelo da Serra

Brasão

Brasão Arcozelo da Serra

Executivo

Presidente:
Vítor Manuel Ribeiro Jordão da Silva
Morada:
Rua Dr. Sílvio G. Henriques, 1 6290-051 Arcozelo da Serra
Tel & Fax:
926 707 654
E-mail
arcozelo@mail.telepac.pt
Atendimento
Quarta-Feira das 18:00h às 19:00h e das 21:00h às 22:00h

A freguesia de Arcozelo da Serra, ladeada pelo rio Mondego no termo do concelho, conta com cerca de 850 residentes e o seu Orago é a Nossa Senhora da Assunção. No entanto, a freguesia celebra, ainda, o São Marcos, o São João e o São Pedro com afamadas e concorridas festividades.

As principais atividades económicas, que trouxeram a Arcozelo da Serra reconhecido sucesso e prosperidade, são a agricultura, a criação de gado e o pequeno comércio. Deve referir-se, no entanto, que a produção artesanal de queijo da serra, de calçado, alfaiataria e tapetes tipo Arraiolos contribuíram, também, para o generalizado progresso da freguesia.

A feira mensal é no segundo domingo de cada mês.

Do notável património arqueológico, merecem menção os Penedos dos Mouros, o Castro e a Povoação do Arrastado, que dão testemunho de um remotíssimo povoamento.

Entre o património edificado devem referir-se a Igreja Matriz, as Capelas de São Marcos, de Santo António e do Senhor do Calvário.

Ativas coletividades e instituições como a Filarmónica Amizade, o União Futebol Clube e o Centro Assistência, Cultura e Recreio, concorrem, em simultâneo, para uma sólida formação cívica e cultural da juventude de Arcozelo da Serra.