Home > Visitar > > Rota Vergiliana

Rota Vergiliana

Este percurso pedestre do tipo Pequena Rota (PR) integra o Roteiro Vergiliano, implantado na freguesia de Melo, circundando a aldeia natal deste importante artífice da língua portuguesa do século XX; focado na componente rural e paisagística desta antiga vila da época moderna, num percurso circular de 9km. Este percurso é articulado com o de cariz urbano, que retrata alguns dos ambientes da aldeia eterna que Vergílio Ferreira transpôs para o seu legado literário.

O roteiro Vergiliano tem uma componente urbana, possível de visitar com o apoio de um guia, previamente reservado para acompanhar um grupo, que tem início na Biblioteca Municipal Vergilio Ferreira, partindo, depois, para esta freguesia. A componente rural, a que se reporta este PR, está vocacionada para os caminhantes no sentido mais puro do termo.

O Roteiro Literário de Vergílio Ferreira recupera e reconstrói a memória das gentes desta aldeia do concelho de Gouveia, dos seus costumes, histórias e sentimentos, valorizando o património e a paisagem que o autor de Até ao Fim recriou nas páginas dos seus livros. Melo é o centro, na fase neorrealista do escritor, das agruras e combates sociais de um povo, convertendo-se, mais tarde e aquando do regresso dos protagonistas ao “espírito da terra”, num lugar de emoções, ou segundo o autor: “prende-me à aldeia, naturalmente, o ser de lá a minha infância. Assim, com a transfiguração do passado, eu conservo a transfiguração do ambiente em que vivi, o mistério da montanha e as suas lendas, a rudeza melancólica das pessoas e coisas que descobri em pequeno. Ora, se a arte visa a emoção-síntese da vida, o filtro da distância ajuda a mesma arte. Por isso me agrada utilizar as dominantes desse ambiente remoto e as utilizo com frequência.”