Casa da Vivência Judaica
INFO | O Município de Gouveia informa que a Casa da Vivência Judaica irá estar encerrada de 01 de maio a 02 de junho de 2024, pelo que, a visitação ao espaço, só poderá ser realizada através de marcação prévia no Posto de Turismo de Gouveia, sito na Casa da Torre ( Avenida dos Bombeiros Voluntários n.º 8), através do email: turismo@cm-gouveia.pt ou dos contatos de telefone 238 083 930 (chamada para a rede fixa nacional) e telemóvel 962 033 099 (chamada para a rede móvel nacional).
A Casa da Vivência Judaica é um espaço cultural de preservação e conhecimento da herança judaica medieval e cristã-nova da época moderna de Gouveia.
A partir de um levantamento realizado em 2014, no concelho de Gouveia, identificaram-se as realidades históricas edificadas referentes às épocas tardo-medieval e moderna no concelho de Gouveia, mas também os nomes e profissões dos membros da comunidade medieval local. Este trabalho de recolha culminou na criação deste espaço interpretativo, versando o legado que as comunidades judaica e cristã-nova deixaram nos vários aspetos da cidade – arquitetónicos, urbanos, arqueológicos e antropológicos.
Instalado num imóvel, gentilmente, doado ao Município, aqui se identificaram diversos elementos que integram esta realidade social e cultural portuguesa, simbolicamente. A sua reabilitação serviu a regeneração urbana assente na memória histórica local (recuperando um passadiço de acesso público) e é o ponto de partida para conhecer esta herança comum, que começa no Bairro da Biqueira, o arrabalde medieval onde a comunidade judaica se instalou, viveu e deixou presente até hoje a sua indelével marca na História de Gouveia, mas que se expande a outras áreas da cidade visitáveis no contexto de visita à cidade (e sob marcação).
A coleção do espaço integra uma rara inscrição hebraica, completa, parte da sinagoga medieval de Gouveia, a última construída antes do édito de D. Manuel de 1496.
Nota | A visita aos espaços da cidade de Gouveia, assim como Melo e Folgosinho, só acontece com marcação prévia. Como parte da visita à Casa da Vivência Judaica, inclui-se o percurso delineado no Bairro da Biqueira (antiga Judiaria Medieval).