TrialGP e Trial das Nações prometem fim de semana épico em Gouveia

Home > Notícias > TrialGP e Trial das Nações prometem fim de semana épico em Gouveia
16 de Setembro, 2021
Os melhores pilotos do mundo de Trial rumam a Portugal e a Gouveia, este fim de semana, para um evento único que junta o Campeonato do Mundo FIM de TrialGP e o emblemático FIM Trial das Nações.
Será nas belas mas desafiantes encostas da Serra da Estrela que se decidirão os mais ambicionados títulos da modalidade em 2021, num evento que assume contornos históricos.
Gouveia é nesta altura a capital mundial do Trial, uma das mais técnicas e populares modalidades sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo, que terá um fim de semana inédito, ao juntar a derradeira prova do TrialGP – FIM Trial World Championship (no sábado) com a edição deste ano do Trial das Nações, a mais prestigiada prova de seleções da modalidade, que dominará o dia de domingo.
O Mundial de TrialGP trará cerca de sete dezenas de pilotos até Gouveia, atribuindo os títulos de TrialGP, TrialGP Women, Trial2 e Trial2 Women. Na categoria-rainha, Toni Bou (Repsol Honda) está muito próximo de assegurar o seu 15.º título mundial, tendo nesta altura uma vantagem de 19 pontos sobre o compatriota Adam Raga (TRRS), quando estão 20 pontos em disputa. A britânica Emma Bristow (Sherco), campeã mundial de TrialGP Women nos últimos sete anos, chega a Portugal com apenas um ponto de vantagem sobre a espanhola Laia Sainz (GasGas), perspetivando-se um duelo intenso na Serra da Estrela. No Trial2 masculino, os britânicos Toby Martin (TRRS) e Dan Peace (Sherco) estão separados por oito pontos no topo do campeonato, enquanto a italiana Andrea Rabino (Beta) é a clara favorita ao título mundial de Trial2 Women.
No domingo, muitos destes pilotos também estarão envolvidos nas respetivas seleções nacionais, procurando a vitória nas competições masculina e feminina do FIM Trial das Nações. A lista de inscritos para o TDN inclui 73 pilotos em representação de 25 seleções. Estarão presentes seleções de Andorra, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Espanha, Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, assim como uma seleção masculina da América Latina, composta por pilotos da Venezuela, México e Guatemala.
A seleção de Portugal será composta por Diogo Vieira, Paulo “Ballas” Gonçalves e Filipe Paiva na equipa masculina, que estará integrada na categoria International, e por Rita Vieira, Mariana Afonso e Leonor Moreira na equipa feminina.
O PERCURSO
Com o paddock instalado no espaço da Central de Camionagem, os pilotos enfrentarão um percurso com 5,8 quilómetros de extensão, delineado pela organização a cargo do clube Talentos Objetivos e Município de Gouveia. O percurso começa no Parque da Ribeira, uma zona exemplarmente requalificada pela autarquia e que nas recentes edições do Mundial de Trial proporcionou imagens de grande espetacularidade. Depois do Parque da Ribeira, os pilotos seguem para a zona da antiga oficina dos Correias, onde encontrarão um tipo de piso diferenciado, seguindo-se a Mata da Cerca e o regresso à Central de Camionagem.
Um percurso exigente e diversificado, que inclui um total de 15 zonas para as seleções do FIM Trial das Nações, e 12 zonas para os concorrentes do Campeonato do Mundo FIM.