A “Festa da Castanha”, evento onde a castanha é rainha, tem sido, nas suas sucessivas edições, um momento mobilizador dos produtores de castanha e produtos confecionados com base neste fruto, em torno do qual se desenvolve uma atividade económica, com forte tradição e potencialidades na aldeia de Folgosinho.
Com um programa concebido em torno da Castanha, do Castanheiro e do Souto, a Festa da Castanha tem procurado capacitar os produtores já existentes e atrair para o setor novos produtores, com vários momentos de workshop e formação em matérias que merecem a atenção do setor.
Trata-se de um evento onde, num ambiente de festa e de feira, é impulsionada a venda direta do fruto, de produtos derivados do mesmo e de outros produtos gastronómicos típicos desta região.
A “Festa da Castanha” tem sido um momento alto de atração de turistas e visitantes a Folgosinho e ao concelho, com o objetivo de experienciar uma vivência de aldeia, acompanhada pelos tradicionais sabores locais, onde a castanha assume o protagonismo gastronómico.
Todavia, neste ano, face ao atual contexto de pandemia, à situação de calamidade e consequentes restrições às atividades que promovam aglomerados e ajuntamentos, o Município de Gouveia, a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR, entenderam não realizar a Festa da Castanha nos moldes habituais, mas, ainda assim, assinalar a ocasião.
Assim sendo, no dia 31 de outubro (sábado), irá realizar-se um percurso pedestre, que irá culminar com uma ação de plantação de castanheiros e um pequeno lanche/magusto.
Os participantes deverão comparecer às 08h30, no Adro de Viriato, em Folgosinho (local onde habitualmente se realiza a “Festa da Castanha”). A caminhada irá ter início às 09h00 e irá culminar na zona da Portela, onde será feita uma ação de plantação e distribuído um pequeno lanche/magusto.
Normas de Participação
– As inscrições serão limitadas a 20 participantes;
– Os participantes deverão manter o distanciamento social de 2 metros entre si;
– Os participantes serão separados em grupos de 4 pessoas, preferencialmente constituídos por coabitantes e acompanhados por 1 (um) guia;
– Os grupos deverão partir com o distanciamento de 50 metros entre si e manter esse distanciamento ao longo do percurso, para evitar aglomerados;
– A separação entre os grupos e o distanciamento social entre pessoas deverão ser mantidos durante as atividades a decorrer na zona da Portela (plantação e lanche/magusto).
*Deverá levar água para hidratação, assim como roupa e calçado apropriado.
*A atividade poderá ser cancelada em resultado de condições meteorológicas adversas, do agravamento da situação pandémica ou de alterações legislativas que possam resultar na proibição ou impossibilidade da realização da atividade.
As inscrições são gratuitas e os interessados poderão fazê-lo, até ao dia 29 de outubro (quinta-feira), através dos seguintes contactos:
Posto de Turismo de Gouveia
Telefone: 238 083 930
Telemóvel: 962 033 099
Email: turismo@cm-gouveia.pt