Vila Franca da Serra tem cerca de 500 habitantes e o seu padroeiro é São Vicente. A população comemora com devoção, também, a Nossa Senhora da Conceição e o Santo António.
A toponímia de lugares, no seio do território da freguesia, como Sela, Alfeiteira ou Lapa fazem crer na origem muito remota do povoado original, que, aliás, a presença de vestígios de um castro, no Cabeço Alto vêm confirmar.
Pertenceu, esta freguesia, ao concelho de Linhares, até à sua extinção em outubro de 1855. Existia nesta localidade uma mina de estanho, denominada Chão das Poldras.
Do património edificado deve referir-se a Igreja Matriz que é do séc. XVII, a Capela de Santo António, uma casa quinhentista, onde avulta uma janela manuelina, e a Capela de Nossa Senhora de Fátima, na Ponte Nova. Entre os diversos locais de interesse turístico sobressai o penedo do Mazorro, a praia fluvial da Ponte Nova e o Forno do Povo.
Longe de ser uma das grandes freguesias do concelho é, no entanto, uma das mais laboriosas e com maior diversidade de actividades económicas.
Das dinâmicas instituições e colectividades desta pitoresca freguesia devem referir-se o Clube de Caça e Pesca, o Centro de Assistência e Cultura e a Associação Mário Gomes Figueira.