Gouveia

    > Freguesias > Gouveia

    Brasão

    Brasão Gouveia

    Executivo

    Presidente:
    João José Amaro
    Morada:
    Polo S. Pedro: Av. 25 de Abril, 2 - 6290-554 Gouveia | Polo S. Julião: Rua Dr. António Mendes - 6290 Gouveia
    Tel & Fax:
    Polo S. Pedro: 238 493 256 | Polo S. Julião: 238 498 215
    E-mail
    freguesiadegouveia@gmail.com
    Website
    http://www.freguesiadegouveia.pt/
    Atendimento
    De Segunda a Sexta-Feira das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h

    São Julião era outra das freguesias urbanas de Gouveia, e tem como Orago o Arcanjo São Miguel. A população celebra também o Santo António.

    Pela sua distribuição espacial e pelo tipo arquitetónico predominante é, em boa parte, um aglomerado de bairros operários e populares. De São Julião era originária a maior parte da mão-de-obra têxtil, que fez de Gouveia um importante núcleo fabril da região, nos séculos XIX e XX.

    Entre o património edificado, devem salientar-se o Convento de São Francisco, com remota fundação atribuída aos Templários; a Capela de São Miguel e a Avenida Botto Machado, onde se localiza um mirante com o mesmo nome. Esta avenida foi aberta como um amplo e renovado acesso à Serra da Estrela, nos primeiros anos do século XX. Para a sua construção, e devido ao acentuado desnível, foi necessário amuralhar em toda a extensão um dos lados do arruamento, no que constituiu um notável trabalho de engenharia, para a época.

    São Julião centraliza boa parte do equipamento cultural e desportivo de Gouveia como as Escolas do Segundo Ciclo, o Pavilhão Poli-desportivo Municipal, as Piscinas e o Estádio de Futebol. Aqui está também sediada a Associação de Beneficência Popular de Gouveia que, através da sua Clínica de Reabilitação, oferece apoio clínico e terapêutico à população de todo o distrito.

     

    São Pedro, uma das antigas freguesias urbanas de Gouveia, tem como padroeiro exatamente o apóstolo Pedro. No entanto, aqui se celebram, em agosto, as concorridas Festas do Senhor do Calvário, uma das romarias de referência de toda a região. Os diversos bairros assinalam também a Senhora das Boas Novas, o Santo António e o São João.

    As principais atividades económicas são o comércio, a indústria e os serviços.

    Há numeroso património arquitectónico edificado que atesta a importância histórica de Gouveia. Devemos destacar, entre outros, a Casa da Torre – um edifício quinhentista, com uma janela manuelina que é monumento nacional – e que serviu como residência dos Silvas – Marqueses (velhos) de Gouveia. Estes partilharam a sorte dos Távoras, seus familiares diretos, após o atentado ao Rei D. José.

    O Colégio dos Jesuítas, onde, funcionam hoje os serviços do município, é um sumptuoso edifício do século XVIII, que foi construído como Colégio para a Companhia de Jesus. A Igreja de São Pedro, é uma pequena catedral com inúmeros detalhes e características barrocas em granito, na sua frontaria e interior. Por fim, o Solar dos Serpa Pimentel, Marqueses (novos) de Gouveia, também com as suas evidências barrocas, e que empresta opulência à Praça onde se situa. Uma palavra para o Paço dos Condes de Vinhó, onde está instalado o Museu Abel Manta, com a sua magnífica coleção de arte contemporânea.

    Beneficiando de acentuado relevo, esta freguesia apresenta dois mirantes, o do Paixotão e o do Senhor do Calvário, que oferecem uma perspectiva impar de toda a Beira Serra.

    Destaquemos ainda, as numerosas coletividades e associações, que dotam a localidade de uma oferta considerável de bens desportivos e culturais.