A Transumância dos Rebanhos de Vila Nova de Tazem, com a descida dos rebanhos e seus pastores, desde as imediações do Vale do Rossim até à freguesia de Vila Nova de Tazem, decorreu durante o dia de ontem.
Foram algumas dezenas de pessoas que quiseram acompanhar esta prática ancestral e que tiveram a oportunidade de vivenciar este momento único de genuína autenticidade e identidade, percorrendo os trilhos dos rebanhos e dos pastores que, nesta altura, descem a montanha para evitar o clima agreste da Serra, típico do outono que se aproxima.
O programa das atividades, preparado para visitantes e locais, contou, para além da caminhada de cerca de 19Km, com um programa de animação dedicado a todos os que fizeram questão de receber os pastores, rebanhos e caminhantes da Transumância de Vila Nova de Tazem.
Assim, a Avenida Dr. Joaquim Borges recebeu o espetáculo de circo contemporâneo “T0+1”, apresentado por Thorsten Grütjen.
Com entrada livre e sob o mote “Tanta gente sem casa e tanta casa sem gente”, esta é uma peça protagonizada entre paredes e sobre três rodas, que permitiu a reflexão sobre o direito à habitação, o nomadismo e a importância de vermos o nosso planeta como a casa de todos, da qual todos temos que cuidar.
A festa culminou com a chegada dos verdadeiros protagonistas – os rebanhos e os seus pastores – que foram recebidos e acolhidos por todos aqueles que se reuniram para assistir a este momento.
A chegada dos rebanhos foi uma iniciativa integrada na Rede Cultural Terras da Transumância, organizada pelo Senhor Joaquim Marvão, o último pastor transumante deste concelho, que promove anualmente esta deslocação dos rebanhos, em parceria com o Município de Gouveia e com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem.