Foi durante o dia de ontem que, partindo das imediações do Vale do Rossim, os rebanhos da transumância concretizaram a descida até à freguesia de Vila Nova de Tazem.
As mais de 50 pessoas que quiseram acompanhar esta prática ancestral, tiveram a oportunidade de vivenciar este momento único de genuína autenticidade e identidade, percorrendo os trilhos dos rebanhos e dos pastores que, nesta altura, descem a montanha para evitar o clima agreste da Serra, típico do outono que se aproxima.
O programa das atividades, preparado para visitantes e locais, integrou, para além da caminhada de cerca de 18 Km, uma Feira de Artesanato, com vários expositores, ficando a animação a cargo do Grupo de Cantares de Tourais.
O público presente teve ainda oportunidade de assistir à peça de teatro “As Ovelhas que Descem”, protagonizada pela Companhia de Teatro Birra Produções, podendo conhecer a história e as histórias de Vítor Inácio e de Adélia, cuja a imaginação não tem limites.
A festa culminou com a chegada dos verdadeiros protagonistas – os rebanhos e os seus pastores – que foram recebidos efusivamente por todos aqueles que se reuniram para assistir a esta magnífica celebração.
A chegada dos rebanhos foi uma iniciativa integrada na Rede Cultural Terras da Transumância, organizada pelo Senhor Joaquim Marvão, o pastor que promove anualmente esta deslocação dos rebanhos, em parceria com o Município de Gouveia e com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem.