A partir do próximo dia 12 de abril, as portas do Teatro Cine de Gouveia voltam a abrir-se ao público, regressando a programação cultural e as sessões de cinema à sala de espetáculos, por excelência, do concelho.
No ano em que o Teatro Cine comemora 82 anos, sendo este número, por si só, um marco importante na vida cultural de um território, espera-se mais deste equipamento, agora renovado, almejando um concreto reposicionamento no panorama cultural nacional.
A integração do Teatro Cine de Gouveia na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses é, aliás, prova disso, permitindo, esta inclusão, o desenvolvimento de projetos de forma sustentada e mais apoiada.
A aprovação desta candidatura efetuada pelo Município de Gouveia, vem, também, confirmar a qualidade do espaço, que, desde 13 de novembro de 1942, prima por oferecer ao público uma programação diversificada e uma agenda de relevo.
Para os próximos quatro anos, o Teatro Cine de Gouveia desenvolverá o projeto de programação cultural e artística “LÍNGUA”, queintegra propostas das artes performativas, que pretendem, numa relação com o espaço, o tempo e a comunidade, possibilitar novas configurações e narrativas estéticas contemporâneas. Procuram-se trajetórias de intervenção e de transformação, adotando uma estratégia de educação cultural sistémica, potenciada pela permanência regular de artistas no território, a desenvolver no concelho de Gouveia, entre 2024 e 2027.
“LÍNGUA” é um projeto de programação cultural e artística a decorrer no Teatro Cine de Gouveia (TCG), que pretende desenvolver um paradigma de intervenção, participação e educação artística no território das Beiras e Serra da Estrela, fortalecendo a relação interterritorial e uma visão integrada e co participativa.
Através de um processo dialético, a “LÍNGUA,” nas suas vertentes multidisciplinares, assume diversas estéticas em relação com o contexto. A programação ao longo de 4 anos (2024-2027), parte de premissas de investigação que assumem, conceptualmente, diversas linguagens: cénica, sonora e baseada no movimento.
Os artistas integrados no plano de programação procuram investigar as relações de diversos recursos imagéticos e intersubjetivos, apresentando e/ou cocriando obras que podem assumir diferentes formas de expressão na contemporaneidade.
Ao questionar e reformular linguagens convencionais presentes na etnografia e antropologia local, constroem-se possibilidades sígnicas mais amplas.
Assim, e no intuito de potenciar este espaço cultural, na sua reabertura, a 12 de abril, o Teatro Cine recebe Mafalda Veiga, cantora e compositora portuguesa, que traz, a Gouveia, o seu mais recente trabalho “Geografia Particular”.
No sábado, dia 13, apresenta-se, em palco, a Peça “Eu! Krapp…” da Companhia de Teatro Sou Só, com o ator Daniel Rocha.
O cinema regressa, também, ao grande ecrã do Teatro Cine no domingo, dia 14, pelas 21h30, com o Galardoado Filme “Pobres Criaturas”, vencedor de 11 Óscares da Academia.
Desta forma e com uma programação repleta de propostas culturais diversificadas para este trimestre, onde não falta 17ª Edição do Festival Gouveia Art Rock 2024, nos dias 3, 4 e 5 de maio, o Teatro Cine de Gouveia reabre para um futuro que se pretende culturalmente transformador, democrático e eclético.
Os Bilhetes já se encontram à venda na Bilheteira Online do Teatro Cine de Gouveia.
Adquira os seus bilhetes em: https://teatrocinegouveia.sincelo.pt/portal/bilheteira.php