Teatro Cine de Gouveia integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Home > Notícias > Teatro Cine de Gouveia integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
3 de Setembro, 2021

 

 

O Teatro Cine de Gouveia é um dos primeiros 50 equipamentos culturais, em todo o País, a fazer parte da nova Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

A integração do Teatro Cine de Gouveia na recém-criada Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), foi aprovada pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes) e pelo Ministério da Cultura no passado dia 19 de agosto de 2021 após a candidatura efetuada pelo Município de Gouveia.

A inclusão do Teatro Cine de Gouveia permite o acesso a uma linha de financiamento à programação, permitindo desenvolver projetos de forma mais sustentada e apoiada. O Município de Gouveia poderá, a partir do dia 9 de outubro, concorrer a esta linha de financiamento à programação cultural.

A aprovação da candidatura do Teatro Cine de Gouveia confirma a qualidade do espaço cultural, obedecendo aos requisitos e reunindo as condições necessárias para cumprir os critérios rigorosos exigidos, nomeadamente a existência de instalações adequadas e equipamentos, assim como recursos humanos que garantem o funcionamento do espaço.

De lembrar que este espaço cultural foi inaugurado a 13 de novembro de 1942 e comemora este ano o seu 79.º aniversário, naquele que tem sido, ao longo destes anos, um espaço de excelência para receber as manifestações culturais da comunidade e uma programação diversificada entre música, teatro, cinema, dança, e outras artes, permitindo espetáculos de diferentes dimensões.

A criação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses pretende potenciar espaços culturais com menos recursos a receber espetáculos de grande importância cultural, permitindo uma democratização do acesso à cultura. Esta rede apresenta vários aspetos positivos, como a descentralização e o combate contra as assimetrias, além de prever um apoio financeiro sustentável a todos os teatros municipais, assim como a programação em rede.