Celebrando a tradição da Transumância, decorreu ontem, dia 12 de junho, a Romaria das Ovelhas, na freguesia de Arcozelo da Serra.
Esta é uma atividade tradicional da freguesia em que os pastores da aldeia levam os seus rebanhos a circular a capela, com o objetivo de rogar a Santo António por um bom e próspero ano agrícola. A Romaria das Ovelhas constitui, assim, um dos momentos altos da programação da Festa de Santo António de Arcozelo da Serra.
Com uma generosa moldura humana em volta da capela, foram muitos aqueles que se propuseram a assistir e a viver esta experiência única, através da descoberta de uma das mais simbólicas atividades do pastoreio, a bênção dos rebanhos. Esta é uma tradição baseada num ritual de fé procurado, anualmente, pelos pastores, que pedem ao padroeiro um bom ano de pasto e proteção para o gado.
Quem acompanhou de perto este dia tão especial, pôde assistir aos pastores acompanhados dos rebanhos, desfilando, à vez, em volta da igreja, sendo que para o efeito as ovelhas ostentavam os melhores chocalhos e estavam enfeitadas e ornamentadas com pompons coloridos de lã.
Uma iniciativa única e autêntica que sensibiliza para a importância da pastorícia da Serra da Estrela, bem como de todo o interior do país.
Este ano, para além da habitual Romaria das Ovelhas, seguiu-se a “Rota dos Campos Agrícolas”, uma caminhada interpretativa pelos campos agrícolas de Arcozelo da Serra, que culminou com uma “Degustação de Sabores Serranos”.
Incluída na rede cultural “Terras da Transumância” – integrada pelos municípios de Castro Daire, Gouveia, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21 – a Romaria das Ovelhas é uma iniciativa da Filarmónica Amizade de Arcozelo da Serra, que este ano contou com a parceria do Município de Gouveia e a Junta de Freguesia de Arcozelo da Serra.