A vinha da Quinta do Paço, situada em Nespereira e propriedade da Casa Américo Wines/Seacampo, Lda., obteve a certificação Resíduo Zero, atribuída pela ZERYA®, tornando-se a primeira vinha da Península Ibérica certificada por esta marca.
A certificação Resíduo Zero, padrão da ZERYA®, define uma produção sem resíduos, com um limite mínimo de pesticidas abaixo de 0.01 mg/kg, ou seja a obtenção de uma análise do produto final sem substâncias ativas/pesticidas quantificáveis. O principal objetivo é, assim, a produção de alimentos seguros, rentabilizar a sua produção e conduzir a um sistema de produção sustentável, amigo do ambiente e capaz de responder às necessidades dos consumidores.
Uma vinha com certificação Resíduo Zero é, assim, mais sustentável, porque utiliza com mais eficiência todos os recursos, contribuindo para uma menor pegada ecológica e para a promoção da biodiversidade.
A certificação Resíduo Zero baseia-se por um lado, na combinação do uso de produtos fitofármacos de origem química e biológica, mas inclui também a gestão da flora, fauna e águas pluviais.
A Quinta do Paço, na pessoa do Eng.ª Luís Sousa, enquanto responsável pela viticultura da Casa Américo Wines, iniciou este processo em 2019, com uma pequena parcela de 1 ha, obtendo resultados bastante positivos que lhe permitiram, passados três anos, alargar o processo ao resto da propriedade. Reunindo, desta forma, todas as condições para a certificação de produção sem resíduos.
A Quinta do Paço estende-se ao longo de 27 ha, possuindo cerca de 15 ha de vinha plantada com uma diversidade de castas autóctones, tintas e brancas, típicas da sub-região da Serra da Estrela, na Região do Dão, destacando-se pela sua beleza paisagística, pela história que encerra, pela qualidade dos vinhos e agora também pela sustentabilidade da sua vinha.
O Município de Gouveia felicita os proprietários e colaboradores pela distinção alcançada, enaltecendo o empenho e o trabalho desenvolvido.