18 de abril | 10h00 | Posto de Turismo de Gouveia | Gratuito
“CATÁSTROFES E CONFLITOS À LUZ DA CARTA DE VENEZA” é o tema proposto pelo International Council of Monuments and Sites (ICOMOS) para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2024.
O PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P. é, a partir de 2024, a entidade responsável pela Coordenação Nacional das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Portugal, dando assim continuidade ao trabalho dos últimos anos, desenvolvido pela extinta Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Como habitual, e em colaboração com o ICOMOS Portugal, o PATRIMÓNIO CULTURAL, I.P., entendendo o Património Cultural como um projeto de cidadania, apela à participação de todos os parceiros na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, através da realização de atividades que sensibilizem os diversos públicos para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural.
O tema “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza” convida a refletir o Património Cultural partilhado que emana desta convenção internacional, no ano em que celebra 60 anos, e que papel ainda desempenha na atualidade.
A Carta de Veneza foi adotada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados. Seis décadas depois, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações.
Testemunhos vivos de tradições seculares de um povo, os monumentos históricos são um património comum, que urge salvaguardar para as gerações futuras, com toda a riqueza da sua autenticidade.
A Carta de Veneza, apresenta, assim, os princípios internacionais orientadores da conservação e do restauro dos monumentos históricos, entendendo que “a conservação e restauro de monumentos visa salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho da história” (artigo 3.º).
Desta forma, uma vez mais, o Município de Gouveia associa-se à data e propõe uma visita orientada aos espaços industriais da cidade, incidindo a narrativa sobre as alterações que a envolvente ambiental sofreu e o seu impacto na industria têxtil local, nomeadamente, a ligação com a água e a produção elétrica.
O percurso inicia-se no Posto de Turismo, dirigindo-se à Casa da Luz e, no regresso ao centro da cidade, passa pelo Jardim da Ribeira, terminando na Ex-Bellino e Bellino, num trajeto de, sensivelmente, 6 km.
Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável.
A inscrição é gratuita mas obrigatória e deverá ser efetuada através do seguinte formulário https://forms.gle/4jUgnvsdtJMgQgbP9 ou junto do Posto de Turismo de Gouveia, sito na Casa da Torre, através do email: turismo@cm-gouveia.pt, ou, alternativamente, através dos contactos de telefone: 238 083 930; telemóvel: 962 033 099.