A inauguração das Obras de Intervenção de Valorização, Animação e Divulgação do Parque Ecológico de Gouveia (PEG) decorreu esta manhã, numa cerimónia que contou com a presença da Senhora Deputada da Assembleia da República, Dr.ª Dulcineia Moura, da Diretora Regional do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Eng.ª Fátima Reis, da Diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Centro, Dr.ª Rosa Rodrigues, do Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, Dr. Gil Barreiros e do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Dr. Luís Tadeu, acompanhado dos restantes membros de executivo.
O Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Gil Barreiros, iniciou a sua intervenção dirigindo-se à Senhora Deputada Dr.ª Dulcineia Moura, que é a primeira vez após a eleição que se desloca ao concelho de Gouveia, com votos de bom trabalho em prol do distrito da Guarda e do concelho de Gouveia. Referiu ainda “a alegria que temos em ver a reabertura deste espaço icónico de Gouveia, um espaço com enorme potencial para projetar a imagem de Gouveia, mas um espaço também para ser vivido pelos gouveenses, principalmente por aqueles mais jovens, que também aqui estão presentes hoje, os meninos e meninas do nosso concelho, aqueles que são o nosso futuro, têm aqui um espaço para se divertirem e também para aprenderem”.
Seguiu-se a Diretora Regional do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Eng.ª Fátima Reis, afirmando que “é um gosto estar aqui, iniciámos este processo de recuperação do parque em 2022, e decorridos dois anos, estamos a inaugurar o Parque Ecológico, um espaço onde os visitantes observem e apreciem a relação dos animais com o seu habitat natural. Este parque irá também servir como instrumento de cariz ambiental e de promoção de educação ambiental, até porque, foi com Gouveia que o ICNF desenvolveu o primeiro projeto piloto com agrupamentos de escola, dada a sua localização no Parque Natural da Serra da Estrela.”
A Diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Centro, Dr.ª Rosa Rodrigues, sublinhou que “este é um parque muito interessante que pode fomentar, a nível regional, a ligação das crianças à terra.”
O Dr. Santinho Pacheco, presidente da Câmara Municipal de Gouveia entre 1985 e 2001, foi também convidado para este momento, sendo que referiu que “é com enorme alegria que vinte e tal anos depois vejo de novo arrancar este projeto, um projeto do coração. Como sabem, Gouveia não teve a felicidade, como outras terras do nosso distrito, de ter um passado monumental (grandes igrejas, castelos ou conventos), daí a necessidade de construir um projeto de desenvolvimento turístico, uma vez que Gouveia é uma das principais portas de entrada da Serra da Estrela.
Na altura cidade jardim, princesa da serra, tínhamos as matas e pontos de interesse na Serra da Estrela (do Mondeguinho ao Vale do Rossim), atrativos para uma visita ao nosso concelho, mas foi necessário complementar essa oferta, daí o Parque Ecológico de Gouveia, que agora o município teve a oportunidade de continuar e concretizar.
Eu vejo no gesto da Câmara Municipal de Gouveia, ao convidar-me para usar da palavra aqui, uma espécie de passagem de testemunho de um passado de há 20 ou 30 anos, no início destes trabalhos e a continuação que agora houve. Independentemente das diferenças ideológicas ou partidárias que muitas vezes nos separam e conflituam, nós temos oportunidade, no momento certo, de mostrar que estamos unidos pela nossa querida Gouveia.”
A encerrar as intervenções protocolares, o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Dr. Luís Tadeu, após os cumprimentos a todos os presentes, afirmou que “estamos hoje a dar cumprido um compromisso, quando iniciámos as obras em 2022. Este é um espaço emblemático do concelho de Gouveia e, por isso mesmo, agradecer ao projetista inicial de requalificação do parque e a todos os técnicos envolvidos, que executaram as intervenções necessárias para disponibilizar, aos mais jovens e não só, este espaço de lazer e convívio familiar.
A partir de hoje, o parque volta a estar disponível para os gouveenses e para aqueles que nos vão visitar.
Assim, Dr. Santinho Pacheco, espero que se sinta satisfeito com o resultado, que, no fundo, é uma continuação de um sonho seu, porque interessa o que nos une e leva em diante e não as questões politicas que nos possam dividir, interessa o que é bom para Gouveia.
Disfrutem, venham mais vezes com os vossos pais, familiares e amigos, porque isto é mesmo para vocês.”
A cerimónia prosseguiu com o descerramento da placa de inauguração, seguindo-se uma visita ao edifício de serviços e acolhimento, bem como ao Parque e aos novos circuitos e espaços criados para os animais, onde foi priorizado o seu bem-estar.
Venha visitar o Parque Ecológico de Gouveia, vai poder disfrutar de um espaço de interesse ambiental renovado, rodeado pelo que de melhor a natureza tem para oferecer.