Na última sexta feira, dia 15 de novembro, decorreu na Escola Básica do Agrupamento de Escolas de Gouveia uma oficina de escrita criativa com o escritor e ator Gabriel Gomes.
Brincar com as palavras, conhecer novos livros, desbloquear a imaginação e encorajar os alunos a criar/aumentar a sua relação com a leitura e a escrita foram alguns dos objetivos desta Oficina dinamizada para todos os alunos do 2º Ciclo do AEG.
Num ambiente descontraído, os alunos foram convidados a realizar pequenos exercícios de escrita, a escutar leituras breves, músicas e a escolher palavras soltas.
Num período em que as práticas de escrita são cada vez menos realizadas ou apreciadas, é necessário estimular a aptidão dos alunos para as mesmas. Fala-se muito na dita e necessária “inspiração” para escrever. Ela pode ser bastante útil, porém nem sempre vem e nós não podemos esperar eternamente. Neste sentido, esta oficina desafiou os alunos a exprimirem-se, através de estímulos para o ato da escrita, e a adquirirem algumas ferramentas úteis. Durante a mesma, vários exercícios foram propostos com o intuito de fomentar a criação e/ou o desenvolvimento de um ou vários textos.
Gabriel Gomes, licenciado em Teatro – Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2017). Mestre em Escrita Criativa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2024). Estreou-se como ator, aos 13 anos, no Teatro Viriato (Viseu). Já foi dirigido por Graeme Pulleyn, Márcio Meirelles, Giacomo Scalisi, John Romão, José Maria Vieira Mendes e António Durães. Fundou a companhia de teatro Ardemente (2016). Trabalhou com a companhia Mochos no Telhado e com o Aquilo Teatro da Guarda. Escreveu textos dramáticos para o projeto K Cena (Teatro Viriato) e NOVe (Cem Palcos). Autor do argumento original “SUSPIRO”, do projeto short/age. Publicou em livro as obras “Éramos Nós, Uma Arma e Nós” (2016), “Antagónico” (2022), “Temporário Eclipse Permanente” (2023) e “Sem Tempero” (2024), que apresentou em Portugal, Luxemburgo, Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América. Fez dobragens para a Netflix e a Sic K. Coordena regularmente oficinas de teatro e de escrita criativa pelo país e no estrangeiro e o Book Club da FNAC Viseu.