A Fundação Calouste Gulbenkian divulgou o Rating Municipal Português referente a 2018, da autoria de Paulo Caldas, economista e investigador do Instituto Superior Técnico, realizado com o apoio da Ordem dos Economistas.
Trata-se de um modelo integrado de avaliação dos 308 municípios mediante 25 indicadores, distribuídos por quatro dimensões: governança, eficiência da Câmara Municipal, desenvolvimento económico e social, e sustentabilidade financeira.
As dimensões e os critérios de avaliação foram estabelecidos com a colaboração de diversas entidades, como o Tribunal de Contas, Direção-Geral das Autarquias Locais e Inspeção-Geral das Finanças.
No âmbito da sustentabilidade financeira, o Município de Gouveia ocupa a 16ª posição a nível nacional, subindo nove posições comparativamente aos dados de 2016. Este posicionamento nacional permite a Gouveia ser o 1.º Município no Rating regional das Beiras e Serra da Estrela.
Globalmente, a nível dos 308 municípios portugueses e através da análise do conjunto das 4 dimensões principais, Gouveia posiciona-se na 87ª posição.
A síntese do estudo pode ser consultada na página da Ordem dos Economistas: link
e mais pormenorizadamente na página do Jornal de Negócios: link