O Município de Gouveia recebeu durante o dia de hoje, 22 de setembro, a equipa TERRA que se encontra em competição pelo clima, numa viagem sustentável pelos municípios parceiros da iniciativa Viagem Pelo Clima: Município de Gouveia, Cascais, Famalicão, Odemira, Portimão, Faro e Viana do Castelo.
Os concorrentes iniciaram o dia no Anfiteatro da Cerca, apresentando os principais objetivos a que se propõem nesta viagem e contactando com os representantes de várias entidades e instituições locais e regionais, nomeadamente técnicos do Município de Gouveia, do Grupo Aprender em Festa, da URZE, da Associação CUIDAR, da Business as Nature, com quem puderam aprender mais sobre o nosso território, desafiando-os a falar sobre os impactos dos incêndios florestais e sobre os caminhos para a mudança.
Desta forma, foram abordadas as principais causas e impactos dos incêndios florestais, apresentando-se dados e estatísticas sobre os incêndios florestais na região e globalmente.
Discutiram-se os impactos negativos dos incêndios nas florestas, nomeadamente ao nível da biodiversidade, qualidade do ar e no clima em geral; o papel das florestas na mitigação das alterações climáticas, nomeadamente na sua atuação como sumidouros de carbono e como contribuem para a regulação do clima, mostrando estudos e evidências científicas que demonstram de que forma a preservação das florestas é crucial para combater as mudanças climáticas.
Introduziu-se o conceito de ordenamento do território florestal, apresentando práticas de gestão sustentável da terra, incluindo o zonamento adequado, a criação de áreas de interrupção de incêndios, a proteção de corredores ecológicos, modos/ações/métricas de gestão e planeamento da floresta.
A atividade terminou com uma experiência promovida pela equipa Terra, que consistiu em acender 3 conjuntos de fósforos: uns amontoados; outros alinhados mas muito juntos; outros também alinhados mas separados, de modo a poder observar-se a progressão do fogo para reforçar a importância do ordenamento florestal e das linhas de corta fogo.
Após esta atividade, a equipa dirigiu-se ao Parque Ecológico de Gouveia, para efetuar uma plantação simbólica de árvores cedidas pela CUIDAR, tendo ainda tido a oportunidade de visitar o CERVAS, conhecer o trabalho desenvolvido por esta instituição e devolver à natureza um Peneireiro.
Durante a tarde, a equipa visitou a Escola Secundária de Gouveia, onde com os alunos de uma turma do 9.º ano, debateram o tema: os ODS e as pequenas mudanças de hábitos que cada pessoa pode adotar, promovendo a consciencialização e a partilha de boas práticas sustentáveis entre os alunos.
O projeto Viagem pelo Clima conta com o financiamento do Fundo Ambiental e o apoio de diversas entidades.