Município de Gouveia promove Expedição à descoberta da Biodiversidade do Alto Mondego

Home > Notícias > Município de Gouveia promove Expedição à descoberta da Biodiversidade do Alto Mondego
14 de Abril, 2025

O Município de Gouveia promove, em parceria com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, uma espedição no âmbito da biodiversidade. .

Esta tem como mote: “Biodiversidade do Alto Mondego” e tem inicio pelas 07h30, com ponto de encontro marcado no Parque de Lazer do Covão da Ponte – Coordenadas GPS: (40.44251417851501, -7.515031798721098), de onde sairá o transfer para o ponto de início da expedição.


A participação nesta iniciativa terá um custo de 10 euros, valor que incluirá almoço, sendo a mesma limitada à inscrição de 25 pessoas. Com um trajeto de 16,64km, o percurso terá um nível de dificuldade classificado como difícil e é recomendado aos participantes a utilização de bastões de caminhadas, fazendo-se acompanhar de protetor solar, água e um lanche de reforço.


As inscrições para esta iniciativa já se encontram abertas, podendo os interessados adquirir o seu bilhete, até ao 21 de maio de 2025 , através da bilheteira online:

https://bilheteiragouveia.scl.pt/bilheteira.php?act=detalhes&idsel=7.

Ou de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, sito na Casa da Torre, alternativamente, através do email: turismo@cm-gouveia.pt, ou dos contactos de telefone: 238 083 930; telemóvel: 962 033 099.


A primeira Expedição da Biodiversidade traz um novo formato às já conhecidas Saídas de Campo da Biodiversidade. Para os amantes de aventura e desafio, esta atividade consiste numa saída de campo de longa duração por caminhos de montanha entre a Nascente do rio Mondego e os Casais de Folgosinho, à descoberta da Biodiversidade das paisagens de altitude do concelho de Gouveia, no interior do Parque Natural da Serra da Estrela. Para além da observação e identificação de espécies, pretende-se com esta atividade divulgar a importância da conservação dos habitats de montanha e dar a conhecer as suas ameaças.

Recomenda-se a utilização de roupa e calçado confortável, adequada às condições meteorológicas previstas para o dia.