Município de Gouveia no combate à Vespa Velutina

Home > Notícias > Município de Gouveia no combate à Vespa Velutina
11 de Maio, 2021

Dando continuidade à estratégia anual definida pelo Município de Gouveia no que se refere ao controlo e monitorização da Vespa Velutina, o Gabinete Técnico Florestal do Município deu início, no passado mês de Abril, à primeira fase, de duas, da estratégia de combate à Vespa velutina (Vespa Asiática) no concelho de Gouveia.

A primeira fase é caraterizada pela colocação de armadilhas com o objetivo de capturar rainhas fundadoras. Entre os meses de Fevereiro e Março, as fundadoras, que saem do seu estado de hibernação, iniciam a fase do ninho primário (Abril – Junho), necessitando de alimento. Além dos hidratos de carbono, que obtêm a partir do néctar das flores, precisam de proteína proveniente de outros insetos, principalmente abelhas. Assim e como resultado desta necessidade alimentar, não é incomum encontrarmos vespas em redor de apiários.

É precisamente nesta altura que as armadilhas devem ser colocadas de forma a capturar as fundadoras, com vista a interromper o ciclo de desenvolvimento da vespa e por conseguinte obter uma redução da predação em apiários e formação de ninhos secundários. Deste modo, foram colocadas em diversos pontos do concelho, com a colaboração de apicultores, cerca de 150 armadilhas contendo o respetivo atraente.

A segunda fase de combate consiste na destruição dos ninhos secundários. Entre Junho e Outubro, o enxame (rainha e fêmeas assexuadas/obreiras) desloca-se para a copa das árvores, onde iniciam a construção de um ninho secundário característico a sua espécie, atingindo dimensões de cerca de 80cm de altura e 60cm de diâmetro. Os locais de eleição são copas de árvores, armazéns desocupados, alpendres, beiradas de telhados, paredes ou até mesmo no subsolo. Nesta fase o método de controlo passa pela utilização de veneno, que é diretamente injetado no ninho de forma a ser absorvido pelas vespas resultando no seu declínio.