Município de Gouveia na apresentação do projeto “Terras da Transumância” na BTL 2022

Home > Notícias > Município de Gouveia na apresentação do projeto “Terras da Transumância” na BTL 2022
21 de Março, 2022

Decorreu na passada sexta-feira, dia 18 de março, no espaço do Turismo do Centro, na Bolsa de Turismo de Lisboa 2022, a apresentação da rede “Terras da Transumância”, a nova marca territorial que visa promover a tradição pastoril e património da transumância nos concelhos de Gouveia, Fundão, Castro Daire e Seia.

O Município de Gouveia esteve presente no certame, no qual foi apresentado publicamente este projeto de valorização em rede, que visa celebrar a cultura em torno da tradição e daquilo que são os costumes desta região, numa parceria entre os Municípios de Gouveia, Fundão, Castro Daire, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.

A deslocação sazonal de rebanhos e seus pastores entre as Serras da Estrela, Gardunha e Montemuro, representa uma viagem pelos costumes e tradições destas regiões. Com os rebanhos seguiam os pastores, as canções e manifestações etnográficas.

A marca “Terras da Transumância”, visa uma celebração cultural em torno desta tradição ancestral, afirmando estes territórios enquanto destinos turísticos culturais de excelência e que preservam a memória dos seus costumes.

Estão previstas ações como a execução de uma agenda de atividades artísticas e culturais em cada um dos municípios. Assim, em Gouveia, o programa no âmbito da rede irá contar, a 19 de junho, com a Romaria e bênção dos Rebanhos de Arcozelo da Serra pelo Santo António. Seguir-se-á, a 3 de julho, a Benção dos Rebanhos de Vila Franca, também pelo Santo António, uma tradição baseada num ritual de fé procurado, anualmente, pelos pastores para alcançarem a prosperidade agrícola.
A Transumância dos rebanhos de Vila Nova de Tazem (descida) deverá decorrer a 21 de agosto (data provisória), num momento que recria a identidade e autenticidade de uma prática ancestral (de subida ou descida) dos rebanhos da Serra da Estrela.
A finalizar a programação deste ano, a 8 de setembro, terá lugar a Romaria da Nossa Senhora d’ Assedasse, em Folgosinho.
A juntar a estas iniciativas, inclui-se, no próximo ano, a 19 de fevereiro de 2023, o Mercado do Queijo de Gouveia, um certame que se realiza habitualmente no mês de fevereiro, período de maior e melhor produção anual deste produto endógeno. Uma experiência de cultura e tradição que percorre passo a passo as vivências de pastores e rebanhos e o ciclo produtivo do Queijo Serra da Estrela.

O projeto será realizado, maioritariamente ao ar livre, junto a espaços patrimoniais classificados, como forma de valorização do património de cada um dos territórios, garantindo todas as condições de acessibilidade e de segurança sanitária aos diferentes públicos, visitantes e turistas, aumentando o número esperado de visitantes a sítios de património cultural e natural.

A rede “Terras da Transumância” apresenta um orçamento global de 300 mil euros para executar pelos parceiros durante 18 meses.