Município de Gouveia disponibiliza armadilhas aos apicultores do concelho no combate da vespa velutina

Home > Notícias > Município de Gouveia disponibiliza armadilhas aos apicultores do concelho no combate da vespa velutina
5 de Março, 2024

No âmbito da estratégia anual de combate à Vespa Velutina, o Município de Gouveia volta a disponibilizar armadilhas aos apicultores do concelho, com o principal objetivo de capturar as vespas fundadoras. Estas são as principais responsáveis pela criação das colonias de vespa, pelo que quanto menos fundadoras existirem, menos colónias ou ninhos existirão. 

Esta iniciativa da autarquia gouveense está enquadrada na candidatura ao POSEUR-03-2215-FC-000 166 da CIMBSE, que tem como objetivo a implementação de uma estratégia de prevenção contra a erradicação da Vespa Velutina na região das Beiras e Serra da Estrela.

A vespa velutina ou vespa asiática assume-se como uma ameaça às explorações apícolas do concelho e da região, comprometendo a produção de mel e seus derivados. Só no ano passado, o Município de Gouveia, através do serviço Municipal de Proteção Civil, exterminou cerca de 250 ninhos.

Na sessão de esclarecimento, decorrida, ontem, no Salão Nobre do Município de Gouveia, os apicultores presentes puderam esclarecer as suas duvidas relativamente a esta espécie invasora, podendo também partilhar as principais dificuldades e desafios desta atividade, que se configura de grande importância no mundo rural.

No final da referida sessão, foram cedidas a todos os apicultores as respetivas armadilhas, de acordo com o número de apiários e colmeias possuídas, comprometendo-se, também, o Município a colocar um grande número das referidas armadilhas no território concelhio, com o objetivo de capturar o maior número possível de vespas fundadoras e, consequentemente, reduzir o número de ninhos no presente ano.