A Câmara Municipal de Gouveia aprovou um orçamento de 22.239.420 euros para o ano de 2022, mais de 1,5 milhões superior face ao ano anterior. Trata-se de um orçamento que prevê o arranque de projetos importantes para o concelho de Gouveia, mas também de preparação do novo quadro comunitário (Portugal 2030) e do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
A proposta de orçamento e grandes opções do plano da Câmara Municipal de Gouveia para o ano de 2022 foi aprovado pela Câmara Municipal, por maioria, com os votos contra dos três vereadores eleitos pelo PS. Na reunião da Assembleia Municipal o orçamento de 2022 foi também aprovado por maioria, com vinte e três (23) votos a favor, por parte da bancada parlamentar do PPD/PSD e doze (12) votos contra, por parte da bancada parlamentar do PS.
Neste ano que se inicia, a autarquia de Gouveia pretende “executar os projetos que já estão em desenvolvimento, bem como preparar outros para concretizar em termos do Quadro Comunitário”.
É também propósito do executivo “continuar a dar prioridade às funções sociais, com a preocupação da valorização salarial dos trabalhadores do município através da opção gestionária”.
Na área da habitação pretende iniciar-se a execução do 1.º Direito, de acordo com o protocolo celebrado com o IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana).
O apoio ao associativismo manter-se-á prioritário, prevendo-se um investimento direto de 220 mil euros nas atividades promovidas pelas associações e coletividades do concelho.
Os apoios ao nível da manutenção das Equipas de Intervenção Permanente e às Corporações de Bombeiros ao nível da intervenção dos seus edifícios, estão igualmente sinalizados em orçamento.
Destaque ainda para a intervenção e requalificação do Parque Ecológico de Gouveia, bem como da Requalificação da Estrada do Curral do Negro e do Bairro de Santo António, na freguesia de Nespereira.
Na área da cultura o município pretende “dar persecução às diferentes redes em que está inserido”. Ainda na área da cultura, é intenção da autarquia avançar com a intervenção na Villa Josephine, em Melo, bem como lançar o procedimento destinado à elaboração do projeto para a Requalificação do Museu Abel Manta, que contemplará uma ampliação do espaço.
Ainda nesta área, “é propósito avançar também com a “Casa do Território”, que diz respeito a uma intervenção a realizar na antiga Fábrica de Balões e que já está reservada alguma verba em termos de apoio comunitário, querendo avançar para o projeto neste resto de Quadro Comunitário”.
Realce ainda para a requalificação do Teatro Cine de Gouveia através de um plano de intervenção.
No desporto, uma das grandes ações será complementar a intervenção realizada anteriormente nas Piscinas Municipais Descobertas, agora, com a intervenção no exterior destas piscinas. Outro dos principais investimentos do setor do desporto é a requalificação do Estádio Municipal do Farvão e a estruturação da intervenção no Pavilhão Gimnodesportivo.
O apoio aos pastores, aos produtores de queijo e de vinho irão manter-se, continuando o município a apostar na valorização dos produtos endógenos e na promoção turística, através de iniciativas promocionais e de ações transversais de atração em conjugação com as feiras e os eventos.